Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53584
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CRUZ, Fátima Leite | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T19:35:00Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T19:35:00Z | - |
dc.date.issued | 2008-06 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Fátima Leite. Avaliação e democratização da educação escolar: processos de aprendizagens emancipatórias. Revista E-Curriculum, PUCSP- SP. São Paulo, v. 3, n. 2, p.1-17, jun. 2008. Disponível em: http:/www.pucsp.br/ecurrculum | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53584 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo aborda a avaliação da aprendizagem e suas relações com a formação de professores, suas práticas e a democratização da escola e da educação escolar. Em uma retrospectiva histórica analisa as repercussões na concepção de avaliação no contexto da disciplinarização, apresenta os paradigmas behaviorista e sócio-histórico e suas diferentes concepções de sujeito, ciência, prática pedagógica, e em decorrência os processos avaliativos para cada um destes referenciais. Em especial, discute-se o paradigma sócio-histórico e a avaliação da aprendizagem formativa em suas subfunções, bem como se situam as relações entre avaliação, aprendizagem e currículo, o papel do professor-pesquisador no modelo construtivista, e a democratização escolar de sentido emancipatório. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 1-17 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject | Regulação das aprendizagens | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.title | Avaliação e democratização da educação escolar: processos de aprendizagens emancipatórias | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2021-06 | - |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.location.city | São Paulo | pt_BR |
dc.description.volume | v. 3 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRUZ. Avaliação e a Democratização da Educação. p. 1-17.pdf Acceso restringido | 147,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.