Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53584

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCRUZ, Fátima Leite-
dc.date.accessioned2023-11-14T19:35:00Z-
dc.date.available2023-11-14T19:35:00Z-
dc.date.issued2008-06-
dc.identifier.citationCRUZ, Fátima Leite. Avaliação e democratização da educação escolar: processos de aprendizagens emancipatórias. Revista E-Curriculum, PUCSP- SP. São Paulo, v. 3, n. 2, p.1-17, jun. 2008. Disponível em: http:/www.pucsp.br/ecurrculumpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53584-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé, estão no final do textopt_BR
dc.description.abstractO artigo aborda a avaliação da aprendizagem e suas relações com a formação de professores, suas práticas e a democratização da escola e da educação escolar. Em uma retrospectiva histórica analisa as repercussões na concepção de avaliação no contexto da disciplinarização, apresenta os paradigmas behaviorista e sócio-histórico e suas diferentes concepções de sujeito, ciência, prática pedagógica, e em decorrência os processos avaliativos para cada um destes referenciais. Em especial, discute-se o paradigma sócio-histórico e a avaliação da aprendizagem formativa em suas subfunções, bem como se situam as relações entre avaliação, aprendizagem e currículo, o papel do professor-pesquisador no modelo construtivista, e a democratização escolar de sentido emancipatório.pt_BR
dc.format.extentp. 1-17pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectRegulação das aprendizagenspt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.titleAvaliação e democratização da educação escolar: processos de aprendizagens emancipatóriaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2021-06-
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.location.citySão Paulopt_BR
dc.description.volumev. 3pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CRUZ. Avaliação e a Democratização da Educação. p. 1-17.pdf
  Acceso restringido
147,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.