Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53456

Share on

Title: Estudo dos triângulos com alunos do ensino fundamental: uma análise a partir da Teoria de Van Hiele.
Authors: SANTOS, Allana Larissa Silva dos
Keywords: Teoria de Van Hiele; Triângulos; Geometria Plana
Issue Date: 2-Oct-2023
Citation: SANTOS, Allana Larissa Silva dos. Estudo dos triângulos com alunos do ensino fundamental: uma análise a partir da Teoria de Van Hiele. 2023. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O ensino da geometria tem sido visto como um dos fatores para o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas no ensino fundamental e médio. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar os níveis de pensamento geometrico sobre triângulos apresentados por uma turma de ensino do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal na cidade de Palmares-PE. Buscando identificar se os alunos do Ensino Fundamental, alcançaram nível de pensamento geométrico necessário para dar seguimento com êxito aos conteúdos do Ensino Médio. Para a realização desta pesquisa nos apoiamos na Teoria do Pensamento Geométrico proposta por Van Hiele que trata dos 5 (cinco) níveis de aprendizagem que o aluno passa para desenvolver a aprendizagem de Geometria. A metodologia foi composta por um questionário com 14 questões que foi aplicado em uma turma do 6º ano, sendo resolvido por 13 alunos. Os resultados evidenciaram que os estudantes estão em nível de visualização do pensamento geométrico, uma vez que as questões que abordavam os níveis de análise e dedução informal do pensamento geométrico, os alunos demostraram grande dificuldade para responder.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53456
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Allana Larissa Silva dos Santos.pdf954,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons