Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53456

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSANTOS, Allana Larissa Silva dos-
dc.date.accessioned2023-11-06T16:12:14Z-
dc.date.available2023-11-06T16:12:14Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.date.submitted2023-10-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Allana Larissa Silva dos. Estudo dos triângulos com alunos do ensino fundamental: uma análise a partir da Teoria de Van Hiele. 2023. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53456-
dc.description.abstractO ensino da geometria tem sido visto como um dos fatores para o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas no ensino fundamental e médio. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar os níveis de pensamento geometrico sobre triângulos apresentados por uma turma de ensino do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal na cidade de Palmares-PE. Buscando identificar se os alunos do Ensino Fundamental, alcançaram nível de pensamento geométrico necessário para dar seguimento com êxito aos conteúdos do Ensino Médio. Para a realização desta pesquisa nos apoiamos na Teoria do Pensamento Geométrico proposta por Van Hiele que trata dos 5 (cinco) níveis de aprendizagem que o aluno passa para desenvolver a aprendizagem de Geometria. A metodologia foi composta por um questionário com 14 questões que foi aplicado em uma turma do 6º ano, sendo resolvido por 13 alunos. Os resultados evidenciaram que os estudantes estão em nível de visualização do pensamento geométrico, uma vez que as questões que abordavam os níveis de análise e dedução informal do pensamento geométrico, os alunos demostraram grande dificuldade para responder.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria de Van Hielept_BR
dc.subjectTriângulospt_BR
dc.subjectGeometria Planapt_BR
dc.titleEstudo dos triângulos com alunos do ensino fundamental: uma análise a partir da Teoria de Van Hiele.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6344644043060374pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of geometry has been seen as one of the factors in the development of mathematical skills and competences in primary and secondary schools. The general aim of this final project is to analyze the levels of geometric thinking about triangles presented by a 6th grade class at a municipal school in the city of Palmares-PE. The aim was to identify whether the elementary school students had reached the level of geometric thinking necessary to successfully follow up the content of secondary school. In order to carry out this research, we relied on the Theory of Geometric Thinking proposed by Van Hiele, which deals with the 5 (five) levels of learning that the student goes through in order to develop the learning of Geometry. The methodology consisted of a questionnaire with 14 questions, which was applied to a 6th grade class and solved by 13 students. The results showed that the students are at the visualization level of geometric thinking, since the questions that dealt with the levels of analysis and informal deduction of geometric thinking, the students showed difficulties in answering.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Allana Larissa Silva dos Santos.pdf954,33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons