Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53408
Comparte esta pagina
Título : | O processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com TDAH: uma revisão de literatura. |
Autor : | ALVES, Cizelly Victoria Martins |
Palabras clave : | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; TDAH; Ensino e Aprendizagem; Educação Inclusiva; Educação Matemática |
Fecha de publicación : | 28-sep-2023 |
Citación : | ALVES, Cizelly Victória Martins. O processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com TDAH: uma revisão de literatura. 2023. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta a vida dos estudantes em diversos âmbitos, inclusive a acadêmica, comprometendo diversas habilidades relacionadas ao pensamento matemático. Tendo em vista a importância da compreensão desta temática e de outras relacionadas a inclusão, este texto tem como objetivo geral fazer um mapeamento de aspectos metodológico e recursos didáticos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática à estudantes com TDAH em trabalhos publicados em anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), Congresso Internacional de Ensino da Matemática (CIEM) e do Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI). Como estratégias de ensino encontradas, podemos salientar o uso do lúdico, como os jogos e materiais manipuláveis, recursos tecnológicos, além de aspectos metodológicos como a musicalidade, resolução de problemas, autorregulação e os mecanismos compensatórios. Mesmo diante de tais resultados, destacamos que novas pesquisas precisam ser realizadas quanto ao TDAH e a Matemática, pois uma pequena quantidade de trabalhos foi encontrada, mesmo considerando que este transtorno está relacionado à diversos aspetos, inclusive dificuldades em Matemática. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53408 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL - PÓS CORREÇÃO (CIZELLY).pdf | 484,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons