Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53408
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrao | - |
dc.contributor.author | ALVES, Cizelly Victoria Martins | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T17:20:27Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01T17:20:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-30 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Cizelly Victória Martins. O processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com TDAH: uma revisão de literatura. 2023. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53408 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta a vida dos estudantes em diversos âmbitos, inclusive a acadêmica, comprometendo diversas habilidades relacionadas ao pensamento matemático. Tendo em vista a importância da compreensão desta temática e de outras relacionadas a inclusão, este texto tem como objetivo geral fazer um mapeamento de aspectos metodológico e recursos didáticos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática à estudantes com TDAH em trabalhos publicados em anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), Congresso Internacional de Ensino da Matemática (CIEM) e do Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI). Como estratégias de ensino encontradas, podemos salientar o uso do lúdico, como os jogos e materiais manipuláveis, recursos tecnológicos, além de aspectos metodológicos como a musicalidade, resolução de problemas, autorregulação e os mecanismos compensatórios. Mesmo diante de tais resultados, destacamos que novas pesquisas precisam ser realizadas quanto ao TDAH e a Matemática, pois uma pequena quantidade de trabalhos foi encontrada, mesmo considerando que este transtorno está relacionado à diversos aspetos, inclusive dificuldades em Matemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com TDAH: uma revisão de literatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/8053428946534485 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) affects students' lives in different areas, including academics, compromising several skills related to mathematical thinking. Considering the importance of understanding this topic and others related to inclusion, this searching has the general objective of mapping methodological aspects and teaching resources related to the process of teaching and learning Mathematics for students with ADHD in works published in the annals of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM), the National Meeting of Inclusive Mathematics Education (ENEMI), the International Congress of Mathematics Teaching (CIEM) and the International Congress of Inclusive Education (CINTEDI). As teaching strategies found, we can highlight the use of ludic, such as games and manipulative materials, technological resources, in addition to methodological aspects such as musicality, problem solving, self-regulation and compensatory mechanisms. Even given such results, we highlight that new research needs to be carried out regarding ADHD and Mathematics, as a small amount of work was found, even considering that this disorder is related to several aspects, including difficulties in Mathematics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL - PÓS CORREÇÃO (CIZELLY).pdf | 484,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons