Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53408

Compartilhe esta página

Título: O processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com TDAH: uma revisão de literatura.
Autor(es): ALVES, Cizelly Victoria Martins
Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; TDAH; Ensino e Aprendizagem; Educação Inclusiva; Educação Matemática
Data do documento: 28-Set-2023
Citação: ALVES, Cizelly Victória Martins. O processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com TDAH: uma revisão de literatura. 2023. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta a vida dos estudantes em diversos âmbitos, inclusive a acadêmica, comprometendo diversas habilidades relacionadas ao pensamento matemático. Tendo em vista a importância da compreensão desta temática e de outras relacionadas a inclusão, este texto tem como objetivo geral fazer um mapeamento de aspectos metodológico e recursos didáticos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática à estudantes com TDAH em trabalhos publicados em anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), Congresso Internacional de Ensino da Matemática (CIEM) e do Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI). Como estratégias de ensino encontradas, podemos salientar o uso do lúdico, como os jogos e materiais manipuláveis, recursos tecnológicos, além de aspectos metodológicos como a musicalidade, resolução de problemas, autorregulação e os mecanismos compensatórios. Mesmo diante de tais resultados, destacamos que novas pesquisas precisam ser realizadas quanto ao TDAH e a Matemática, pois uma pequena quantidade de trabalhos foi encontrada, mesmo considerando que este transtorno está relacionado à diversos aspetos, inclusive dificuldades em Matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53408
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL - PÓS CORREÇÃO (CIZELLY).pdf484,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons