Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53396
Compartilhe esta página
Título: | Educação inclusiva para estudantes com transtorno do espectro autista : uma visão da educação física escolar |
Autor(es): | CHAGAS, Victor Ferreira |
Palavras-chave: | Autismo; Educação Física Escolar; Educação Inclusiva |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Citação: | CHAGAS, Victor Ferreira. Educação inclusiva para estudantes com transtorno do espectro autista: uma visão da educação física escolar. Trabalho de Conclusão de Curso ( Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de um transtorno de neurodesenvolvimento onde seus sinais podem ser apresentados na fase inicial de desenvolvimento infantil, fase esta que é de suma importância para criar vínculos sociais, emocionais, pensamentos críticos e até mesmo lógicos. Um dos critérios para diagnóstico do TEA é justamente o déficit persistente de comunicação e interação social. O ambiente escolar é visto como um espaço facilitador para o desenvolvimento infantil, por promover a convivência entre pares e pelas oportunidades de aprendizagem que são mediadas pelo professor com suas habilidades pedagógicas. Busca-se analisar as possibilidades de intervenção da educação física escolar para a inclusão de estudantes autistas em sala de aula. O método utilizado para a construção deste artigo foi uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, através de uma revisão bibliográfica nas bases de busca Scielo e Lilacs. A pesquisa foi iniciada com uma contextualização histórica com relação a inserção do TEA no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), apresentando sua estrutura diagnóstica com ênfase no déficit de interação, comunicação social e motor, apresentando o marco histórico da legislação quanto a inclusão de autistas na rede regular de ensino, e descrevendo as dificuldades, assim como possibilidades de intervenção da educação física escolar, para favorecer a efetiva integração dos estudantes autistas na rede escolar com vista a promoção do seu desenvolvimento integral. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53396 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc Victor Ferreira Chagas.pdf | 251,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons