Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53396

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Fátima Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.authorCHAGAS, Victor Ferreira-
dc.date.accessioned2023-11-01T13:55:15Z-
dc.date.available2023-11-01T13:55:15Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-10-31-
dc.identifier.citationCHAGAS, Victor Ferreira. Educação inclusiva para estudantes com transtorno do espectro autista: uma visão da educação física escolar. Trabalho de Conclusão de Curso ( Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53396-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de um transtorno de neurodesenvolvimento onde seus sinais podem ser apresentados na fase inicial de desenvolvimento infantil, fase esta que é de suma importância para criar vínculos sociais, emocionais, pensamentos críticos e até mesmo lógicos. Um dos critérios para diagnóstico do TEA é justamente o déficit persistente de comunicação e interação social. O ambiente escolar é visto como um espaço facilitador para o desenvolvimento infantil, por promover a convivência entre pares e pelas oportunidades de aprendizagem que são mediadas pelo professor com suas habilidades pedagógicas. Busca-se analisar as possibilidades de intervenção da educação física escolar para a inclusão de estudantes autistas em sala de aula. O método utilizado para a construção deste artigo foi uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, através de uma revisão bibliográfica nas bases de busca Scielo e Lilacs. A pesquisa foi iniciada com uma contextualização histórica com relação a inserção do TEA no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), apresentando sua estrutura diagnóstica com ênfase no déficit de interação, comunicação social e motor, apresentando o marco histórico da legislação quanto a inclusão de autistas na rede regular de ensino, e descrevendo as dificuldades, assim como possibilidades de intervenção da educação física escolar, para favorecer a efetiva integração dos estudantes autistas na rede escolar com vista a promoção do seu desenvolvimento integral.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleEducação inclusiva para estudantes com transtorno do espectro autista : uma visão da educação física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Maria Izabel Florencio Cardoso dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8502725840211162pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9271780442828859pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder where its signs can be presented in the initial phase of child development, a phase that is extremely important for creating social, emotional bonds, critical and even logical thoughts. One of the criteria for diagnosing ASD is precisely the persistent deficit in communication and social interaction. The school environment is seen as a facilitating space for child development, as it promotes coexistence between peers and the learning opportunities that are mediated by the teacher with their pedagogical skills. The aim is to analyze the possibilities of intervention in school physical education for the inclusion of autistic students in the classroom. The method used to construct this article was a bibliographical research with a qualitative approach, through a bibliographical review in the Scielo and Lilacs search bases. The research began with a historical contextualization in relation to the inclusion of ASD in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM5), presenting its diagnostic structure with an emphasis on the deficit of interaction, social and motor communication, presenting the historical landmark of the legislation regarding the inclusion of autistic people in the regular education network, and describing the difficulties, as well as possibilities for intervention in school physical education, to favor the effective integration of autistic students in the school network with a view to promoting their integral development.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8386926639490650pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-7587-5286pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Victor Ferreira Chagas.pdf251,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons