Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53396
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Fátima Lúcia Rodrigues | - |
dc.contributor.author | CHAGAS, Victor Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T13:55:15Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01T13:55:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-31 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Victor Ferreira. Educação inclusiva para estudantes com transtorno do espectro autista: uma visão da educação física escolar. Trabalho de Conclusão de Curso ( Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53396 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de um transtorno de neurodesenvolvimento onde seus sinais podem ser apresentados na fase inicial de desenvolvimento infantil, fase esta que é de suma importância para criar vínculos sociais, emocionais, pensamentos críticos e até mesmo lógicos. Um dos critérios para diagnóstico do TEA é justamente o déficit persistente de comunicação e interação social. O ambiente escolar é visto como um espaço facilitador para o desenvolvimento infantil, por promover a convivência entre pares e pelas oportunidades de aprendizagem que são mediadas pelo professor com suas habilidades pedagógicas. Busca-se analisar as possibilidades de intervenção da educação física escolar para a inclusão de estudantes autistas em sala de aula. O método utilizado para a construção deste artigo foi uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, através de uma revisão bibliográfica nas bases de busca Scielo e Lilacs. A pesquisa foi iniciada com uma contextualização histórica com relação a inserção do TEA no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), apresentando sua estrutura diagnóstica com ênfase no déficit de interação, comunicação social e motor, apresentando o marco histórico da legislação quanto a inclusão de autistas na rede regular de ensino, e descrevendo as dificuldades, assim como possibilidades de intervenção da educação física escolar, para favorecer a efetiva integração dos estudantes autistas na rede escolar com vista a promoção do seu desenvolvimento integral. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva para estudantes com transtorno do espectro autista : uma visão da educação física escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Maria Izabel Florencio Cardoso dos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8502725840211162 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9271780442828859 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder where its signs can be presented in the initial phase of child development, a phase that is extremely important for creating social, emotional bonds, critical and even logical thoughts. One of the criteria for diagnosing ASD is precisely the persistent deficit in communication and social interaction. The school environment is seen as a facilitating space for child development, as it promotes coexistence between peers and the learning opportunities that are mediated by the teacher with their pedagogical skills. The aim is to analyze the possibilities of intervention in school physical education for the inclusion of autistic students in the classroom. The method used to construct this article was a bibliographical research with a qualitative approach, through a bibliographical review in the Scielo and Lilacs search bases. The research began with a historical contextualization in relation to the inclusion of ASD in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM5), presenting its diagnostic structure with an emphasis on the deficit of interaction, social and motor communication, presenting the historical landmark of the legislation regarding the inclusion of autistic people in the regular education network, and describing the difficulties, as well as possibilities for intervention in school physical education, to favor the effective integration of autistic students in the school network with a view to promoting their integral development. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8386926639490650 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0009-7587-5286 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc Victor Ferreira Chagas.pdf | 251,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons