Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53396

Share on

Title: Educação inclusiva para estudantes com transtorno do espectro autista : uma visão da educação física escolar
Authors: CHAGAS, Victor Ferreira
Keywords: Autismo; Educação Física Escolar; Educação Inclusiva
Issue Date: 29-Sep-2023
Citation: CHAGAS, Victor Ferreira. Educação inclusiva para estudantes com transtorno do espectro autista: uma visão da educação física escolar. Trabalho de Conclusão de Curso ( Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de um transtorno de neurodesenvolvimento onde seus sinais podem ser apresentados na fase inicial de desenvolvimento infantil, fase esta que é de suma importância para criar vínculos sociais, emocionais, pensamentos críticos e até mesmo lógicos. Um dos critérios para diagnóstico do TEA é justamente o déficit persistente de comunicação e interação social. O ambiente escolar é visto como um espaço facilitador para o desenvolvimento infantil, por promover a convivência entre pares e pelas oportunidades de aprendizagem que são mediadas pelo professor com suas habilidades pedagógicas. Busca-se analisar as possibilidades de intervenção da educação física escolar para a inclusão de estudantes autistas em sala de aula. O método utilizado para a construção deste artigo foi uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, através de uma revisão bibliográfica nas bases de busca Scielo e Lilacs. A pesquisa foi iniciada com uma contextualização histórica com relação a inserção do TEA no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), apresentando sua estrutura diagnóstica com ênfase no déficit de interação, comunicação social e motor, apresentando o marco histórico da legislação quanto a inclusão de autistas na rede regular de ensino, e descrevendo as dificuldades, assim como possibilidades de intervenção da educação física escolar, para favorecer a efetiva integração dos estudantes autistas na rede escolar com vista a promoção do seu desenvolvimento integral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53396
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc Victor Ferreira Chagas.pdf251,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons