Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53382
Compartilhe esta página
Título: | Escape room digital de química forense como recurso metodológico no ensino de conceitos químicos. |
Autor(es): | SILVA, Maria Taynna dos Santos |
Palavras-chave: | Escape Room; Ensino de Química; Química Forense |
Data do documento: | 4-Out-2023 |
Citação: | SILVA, Maria Taynná dos Santos. Escape room digital de química forense como recurso metodológico no ensino de conceitos químicos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | A busca por metodologias inovadoras é crescente nos últimos anos, com o objetivo de se buscar alternativas ao ensino tradicionalista. Neste viés, houve um aumento na procura por recursos didáticos que promovam a ludicidade em sua estruturação. Os jogos destacam-se na educação pela sua versatilidade, tanto em relação à jogabilidade como às temáticas e conteúdos que podem ser inseridos. Neste trabalho é utilizado um jogo do tipo escape room (sala de fuga, em português), criado no programa PowerPoint® da Microsoft por meio do uso de hiperlinks, abordando a temática da química forense, com o objetivo de compreender como a utilização de um escape room virtual pode contribuir para a compreensão de conceitos químicos por estudantes do curso de Química - Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. Foram analisadas as potencialidades e limitações do jogo por meio de observações no decorrer da aplicação em sala de aula, e através da aplicação de um questionário fechado, baseado na Escala Likert. Com afirmações em relação aos aspectos lúdicos e pedagógicos, e questões abertas, para uma melhor percepção das impressões dos estudantes acerca do jogo. Os resultados obtidos no jogo, após aplicação e análise, evidenciaram a emergência de aspectos como: cooperação, interatividade social e desenvolvimento cognitivo. Desta forma, assegura-se que o uso da estratégia envolvendo o escape room favoreceu a socialização e dinamização dos conhecimentos e, como consequência, potencializa os objetivos de utilização do jogo no ensino de química, mesmo com temáticas pouco usuais, como a química forense. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53382 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Taynná dos Santos Silva.pdf | 3,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons