Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53382

Compartilhe esta página

Título: Escape room digital de química forense como recurso metodológico no ensino de conceitos químicos.
Autor(es): SILVA, Maria Taynna dos Santos
Palavras-chave: Escape Room; Ensino de Química; Química Forense
Data do documento: 4-Out-2023
Citação: SILVA, Maria Taynná dos Santos. Escape room digital de química forense como recurso metodológico no ensino de conceitos químicos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A busca por metodologias inovadoras é crescente nos últimos anos, com o objetivo de se buscar alternativas ao ensino tradicionalista. Neste viés, houve um aumento na procura por recursos didáticos que promovam a ludicidade em sua estruturação. Os jogos destacam-se na educação pela sua versatilidade, tanto em relação à jogabilidade como às temáticas e conteúdos que podem ser inseridos. Neste trabalho é utilizado um jogo do tipo escape room (sala de fuga, em português), criado no programa PowerPoint® da Microsoft por meio do uso de hiperlinks, abordando a temática da química forense, com o objetivo de compreender como a utilização de um escape room virtual pode contribuir para a compreensão de conceitos químicos por estudantes do curso de Química - Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. Foram analisadas as potencialidades e limitações do jogo por meio de observações no decorrer da aplicação em sala de aula, e através da aplicação de um questionário fechado, baseado na Escala Likert. Com afirmações em relação aos aspectos lúdicos e pedagógicos, e questões abertas, para uma melhor percepção das impressões dos estudantes acerca do jogo. Os resultados obtidos no jogo, após aplicação e análise, evidenciaram a emergência de aspectos como: cooperação, interatividade social e desenvolvimento cognitivo. Desta forma, assegura-se que o uso da estratégia envolvendo o escape room favoreceu a socialização e dinamização dos conhecimentos e, como consequência, potencializa os objetivos de utilização do jogo no ensino de química, mesmo com temáticas pouco usuais, como a química forense.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53382
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Taynná dos Santos Silva.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons