Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53378

Share on

Title: O aprendizado e a ludicidade no Ensino de Química: utilização de Fullmetal Alchemist Brotherhood como mediador na abordagem da lei da conservação das massas
Authors: LIMA, Jose Henrique Bezerra de
Keywords: Signos; Aprendizagem; Recursos Lúdicos; Trajetória da Aprendizagem; Conceitos Científicos
Issue Date: 31-Jul-2023
Citation: LIMA, José Henrique Bezerra de. O aprendizado e a ludicidade no Ensino de Química: utilização de Fullmetal Alchemist Brotherhood como mediador na abordagem da lei da conservação das massas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este trabalho aborda a importância dos signos na aprendizagem da lei da conservação das massas. O anime Fullmetal Alchemist Brotherhood foi utilizado como recurso lúdico na mediação da aprendizagem. Através da análise dos turnos de interação das atividades propostas em formato de estudo de caso, observou-se a trajetória da aprendizagem desse conceito utilizando o Modelo de Trajetória da Aprendizagem (MTA). Os resultados destacam a importância da variedade de signos e abordagens, bem como as nuances que ocorrem na trajetória de aprendizagem de um conceito científico. As conclusões ressaltam a necessidade de fornecer aos alunos os signos adequados e promover o pensamento crítico, a fim de desenvolver compreensões suficientes dos conceitos científicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53378
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC José Henrique Bezerra de Lima.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons