Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53378

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Rátis Tenório da-
dc.contributor.authorLIMA, Jose Henrique Bezerra de-
dc.date.accessioned2023-10-31T22:43:02Z-
dc.date.available2023-10-31T22:43:02Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.date.submitted2023-10-26-
dc.identifier.citationLIMA, José Henrique Bezerra de. O aprendizado e a ludicidade no Ensino de Química: utilização de Fullmetal Alchemist Brotherhood como mediador na abordagem da lei da conservação das massas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53378-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a importância dos signos na aprendizagem da lei da conservação das massas. O anime Fullmetal Alchemist Brotherhood foi utilizado como recurso lúdico na mediação da aprendizagem. Através da análise dos turnos de interação das atividades propostas em formato de estudo de caso, observou-se a trajetória da aprendizagem desse conceito utilizando o Modelo de Trajetória da Aprendizagem (MTA). Os resultados destacam a importância da variedade de signos e abordagens, bem como as nuances que ocorrem na trajetória de aprendizagem de um conceito científico. As conclusões ressaltam a necessidade de fornecer aos alunos os signos adequados e promover o pensamento crítico, a fim de desenvolver compreensões suficientes dos conceitos científicos.pt_BR
dc.format.extent99p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSignospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRecursos Lúdicospt_BR
dc.subjectTrajetória da Aprendizagempt_BR
dc.subjectConceitos Científicospt_BR
dc.titleO aprendizado e a ludicidade no Ensino de Química: utilização de Fullmetal Alchemist Brotherhood como mediador na abordagem da lei da conservação das massaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1228762312868686pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxThis paper addresses the importance of signs in learning of mass conservation. The Fullmetal Alchemist Brotherhood animation was used as a ludic and visual resource to learning mediation. Through the analysis of the participants' interaction in this case study format activities, the learning trajectory was observed using the Learning Trajectory Model (LTM) as the methodological tool. The results highlight the importance of the variety of signs and approaches, as well as the nuances that occur in the learning trajectory of a scientific concept. The conclusions emphasize the need to provide students with appropriate signs and promote critical thinking in order to develop an adequate understanding of scientific concepts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Henrique Bezerra de Lima.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons