Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53378
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Rátis Tenório da | - |
dc.contributor.author | LIMA, Jose Henrique Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T22:43:02Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T22:43:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-26 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, José Henrique Bezerra de. O aprendizado e a ludicidade no Ensino de Química: utilização de Fullmetal Alchemist Brotherhood como mediador na abordagem da lei da conservação das massas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53378 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda a importância dos signos na aprendizagem da lei da conservação das massas. O anime Fullmetal Alchemist Brotherhood foi utilizado como recurso lúdico na mediação da aprendizagem. Através da análise dos turnos de interação das atividades propostas em formato de estudo de caso, observou-se a trajetória da aprendizagem desse conceito utilizando o Modelo de Trajetória da Aprendizagem (MTA). Os resultados destacam a importância da variedade de signos e abordagens, bem como as nuances que ocorrem na trajetória de aprendizagem de um conceito científico. As conclusões ressaltam a necessidade de fornecer aos alunos os signos adequados e promover o pensamento crítico, a fim de desenvolver compreensões suficientes dos conceitos científicos. | pt_BR |
dc.format.extent | 99p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Signos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Recursos Lúdicos | pt_BR |
dc.subject | Trajetória da Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Conceitos Científicos | pt_BR |
dc.title | O aprendizado e a ludicidade no Ensino de Química: utilização de Fullmetal Alchemist Brotherhood como mediador na abordagem da lei da conservação das massas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1228762312868686 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper addresses the importance of signs in learning of mass conservation. The Fullmetal Alchemist Brotherhood animation was used as a ludic and visual resource to learning mediation. Through the analysis of the participants' interaction in this case study format activities, the learning trajectory was observed using the Learning Trajectory Model (LTM) as the methodological tool. The results highlight the importance of the variety of signs and approaches, as well as the nuances that occur in the learning trajectory of a scientific concept. The conclusions emphasize the need to provide students with appropriate signs and promote critical thinking in order to develop an adequate understanding of scientific concepts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC José Henrique Bezerra de Lima.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons