Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53378

Compartilhe esta página

Título: O aprendizado e a ludicidade no Ensino de Química: utilização de Fullmetal Alchemist Brotherhood como mediador na abordagem da lei da conservação das massas
Autor(es): LIMA, Jose Henrique Bezerra de
Palavras-chave: Signos; Aprendizagem; Recursos Lúdicos; Trajetória da Aprendizagem; Conceitos Científicos
Data do documento: 31-Jul-2023
Citação: LIMA, José Henrique Bezerra de. O aprendizado e a ludicidade no Ensino de Química: utilização de Fullmetal Alchemist Brotherhood como mediador na abordagem da lei da conservação das massas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este trabalho aborda a importância dos signos na aprendizagem da lei da conservação das massas. O anime Fullmetal Alchemist Brotherhood foi utilizado como recurso lúdico na mediação da aprendizagem. Através da análise dos turnos de interação das atividades propostas em formato de estudo de caso, observou-se a trajetória da aprendizagem desse conceito utilizando o Modelo de Trajetória da Aprendizagem (MTA). Os resultados destacam a importância da variedade de signos e abordagens, bem como as nuances que ocorrem na trajetória de aprendizagem de um conceito científico. As conclusões ressaltam a necessidade de fornecer aos alunos os signos adequados e promover o pensamento crítico, a fim de desenvolver compreensões suficientes dos conceitos científicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53378
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Henrique Bezerra de Lima.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons