Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53378
Compartilhe esta página
Título: | O aprendizado e a ludicidade no Ensino de Química: utilização de Fullmetal Alchemist Brotherhood como mediador na abordagem da lei da conservação das massas |
Autor(es): | LIMA, Jose Henrique Bezerra de |
Palavras-chave: | Signos; Aprendizagem; Recursos Lúdicos; Trajetória da Aprendizagem; Conceitos Científicos |
Data do documento: | 31-Jul-2023 |
Citação: | LIMA, José Henrique Bezerra de. O aprendizado e a ludicidade no Ensino de Química: utilização de Fullmetal Alchemist Brotherhood como mediador na abordagem da lei da conservação das massas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este trabalho aborda a importância dos signos na aprendizagem da lei da conservação das massas. O anime Fullmetal Alchemist Brotherhood foi utilizado como recurso lúdico na mediação da aprendizagem. Através da análise dos turnos de interação das atividades propostas em formato de estudo de caso, observou-se a trajetória da aprendizagem desse conceito utilizando o Modelo de Trajetória da Aprendizagem (MTA). Os resultados destacam a importância da variedade de signos e abordagens, bem como as nuances que ocorrem na trajetória de aprendizagem de um conceito científico. As conclusões ressaltam a necessidade de fornecer aos alunos os signos adequados e promover o pensamento crítico, a fim de desenvolver compreensões suficientes dos conceitos científicos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53378 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC José Henrique Bezerra de Lima.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons