Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53346
Compartilhe esta página
Título: | Adolescentes no contexto escolar : contribuições da terapia ocupacional |
Autor(es): | SANTOS, Aline Maria Gomes dos |
Palavras-chave: | Terapia Ocupacional; Adolescente; Ocupações |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Citação: | SANTOS, Aline Maria Gomes dos. Adolescentes no contexto escolar: Contribuições da Terapia Ocupacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Introdução: O terapeuta ocupacional atua nas áreas de saúde, de educação e na esfera social. No contexto educacional, busca facilitar o processo de ensino/aprendizado, reduzir desigualdades educacionais, promover inclusão, formar para o trabalho, promover cidadania e participação social. A escola tem papel social essencial para potencializar vínculos sociais, desenvolver habilidades físicas e cognitivas e tornar o estudante sujeito de sua história. Objetivo: Conhecer as contribuições da terapia ocupacional sobre adolescentes no contexto escolar. Metodologia: Realizou-se um levantamento bibliográfico nos periódicos brasileiros de Terapia Ocupacional, através dos descritores/termos: “educação” and adolesc* e “escola” and adolesc*. Foram critérios de inclusão: artigo original, em português, que um dos autores fosse terapeuta ocupacional, desenvolvido na escola com adolescentes (ente 12 e 18 anos). Resultados Comentados: Cinco artigos compuseram o trabalho. Três deles discorreram sobre o engajamento ocupacional na adolescência e consideraram as diferentes transformações nessa etapa do ciclo de vida e como as transformações corporais, as questões de gênero, além do sobrepeso e da obesidade, influenciam no desempenho ocupacional de adolescentes. Nesses estudos, é enfatizado o papel do terapeuta ocupacional junto aos adolescentes, especialmente no contexto escolar, ao considerar que os fatores que comprometem ou podem vir a comprometer a vida ocupacional desses jovens, são modificáveis e, portanto, passíveis de intervenção. Considerações finais: Foi possível ter uma aproximação sobre as possibilidades de investigação e intervenção terapêutica ocupacional junto a adolescentes no contexto escolar, com destaque para a perspectiva da sua vida ocupacional e o lugar do terapeuta ocupacional no contexto educacional. Palavras-chaves: “Terapia Ocupacional”. “Adolescente”. “Ocupações”. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53346 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Aline Maria Gomes dos Santos.pdf | 183,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons