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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53346

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Título: Adolescentes no contexto escolar : contribuições da terapia ocupacional
Autor(es): SANTOS, Aline Maria Gomes dos
Palavras-chave: Terapia Ocupacional; Adolescente; Ocupações
Data do documento: 12-Dez-2022
Citação: SANTOS, Aline Maria Gomes dos. Adolescentes no contexto escolar: Contribuições da Terapia Ocupacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Introdução: O terapeuta ocupacional atua nas áreas de saúde, de educação e na esfera social. No contexto educacional, busca facilitar o processo de ensino/aprendizado, reduzir desigualdades educacionais, promover inclusão, formar para o trabalho, promover cidadania e participação social. A escola tem papel social essencial para potencializar vínculos sociais, desenvolver habilidades físicas e cognitivas e tornar o estudante sujeito de sua história. Objetivo: Conhecer as contribuições da terapia ocupacional sobre adolescentes no contexto escolar. Metodologia: Realizou-se um levantamento bibliográfico nos periódicos brasileiros de Terapia Ocupacional, através dos descritores/termos: “educação” and adolesc* e “escola” and adolesc*. Foram critérios de inclusão: artigo original, em português, que um dos autores fosse terapeuta ocupacional, desenvolvido na escola com adolescentes (ente 12 e 18 anos). Resultados Comentados: Cinco artigos compuseram o trabalho. Três deles discorreram sobre o engajamento ocupacional na adolescência e consideraram as diferentes transformações nessa etapa do ciclo de vida e como as transformações corporais, as questões de gênero, além do sobrepeso e da obesidade, influenciam no desempenho ocupacional de adolescentes. Nesses estudos, é enfatizado o papel do terapeuta ocupacional junto aos adolescentes, especialmente no contexto escolar, ao considerar que os fatores que comprometem ou podem vir a comprometer a vida ocupacional desses jovens, são modificáveis e, portanto, passíveis de intervenção. Considerações finais: Foi possível ter uma aproximação sobre as possibilidades de investigação e intervenção terapêutica ocupacional junto a adolescentes no contexto escolar, com destaque para a perspectiva da sua vida ocupacional e o lugar do terapeuta ocupacional no contexto educacional. Palavras-chaves: “Terapia Ocupacional”. “Adolescente”. “Ocupações”.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53346
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

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