Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53346

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARRETO, Kátia Magdala Lima-
dc.contributor.authorSANTOS, Aline Maria Gomes dos-
dc.date.accessioned2023-10-31T12:06:11Z-
dc.date.available2023-10-31T12:06:11Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.date.submitted2023-10-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Aline Maria Gomes dos. Adolescentes no contexto escolar: Contribuições da Terapia Ocupacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53346-
dc.description.abstractIntrodução: O terapeuta ocupacional atua nas áreas de saúde, de educação e na esfera social. No contexto educacional, busca facilitar o processo de ensino/aprendizado, reduzir desigualdades educacionais, promover inclusão, formar para o trabalho, promover cidadania e participação social. A escola tem papel social essencial para potencializar vínculos sociais, desenvolver habilidades físicas e cognitivas e tornar o estudante sujeito de sua história. Objetivo: Conhecer as contribuições da terapia ocupacional sobre adolescentes no contexto escolar. Metodologia: Realizou-se um levantamento bibliográfico nos periódicos brasileiros de Terapia Ocupacional, através dos descritores/termos: “educação” and adolesc* e “escola” and adolesc*. Foram critérios de inclusão: artigo original, em português, que um dos autores fosse terapeuta ocupacional, desenvolvido na escola com adolescentes (ente 12 e 18 anos). Resultados Comentados: Cinco artigos compuseram o trabalho. Três deles discorreram sobre o engajamento ocupacional na adolescência e consideraram as diferentes transformações nessa etapa do ciclo de vida e como as transformações corporais, as questões de gênero, além do sobrepeso e da obesidade, influenciam no desempenho ocupacional de adolescentes. Nesses estudos, é enfatizado o papel do terapeuta ocupacional junto aos adolescentes, especialmente no contexto escolar, ao considerar que os fatores que comprometem ou podem vir a comprometer a vida ocupacional desses jovens, são modificáveis e, portanto, passíveis de intervenção. Considerações finais: Foi possível ter uma aproximação sobre as possibilidades de investigação e intervenção terapêutica ocupacional junto a adolescentes no contexto escolar, com destaque para a perspectiva da sua vida ocupacional e o lugar do terapeuta ocupacional no contexto educacional. Palavras-chaves: “Terapia Ocupacional”. “Adolescente”. “Ocupações”.pt_BR
dc.format.extent15p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectOcupaçõespt_BR
dc.titleAdolescentes no contexto escolar : contribuições da terapia ocupacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6132533391462121pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7173774895241896pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: The occupational therapist works in the areas of health, education and the social sphere. In the educational context, it seeks to facilitate the teaching/learning process, reduce educational inequalities, promote inclusion, train for work, promote citizenship and social participation. The school has an essential social role in enhancing social bonds, developing physical and cognitive skills and making the student the subject of their story. Objective: To understand the contributions of occupational therapy to adolescents in the school context. Methodology: A bibliographic survey was carried out in Brazilian Occupational Therapy journals, using the descriptors/terms: “education” and adolesc* and “escola” and adolesc*. Inclusion criteria were: original article, in Portuguese, that one of the authors was an occupational therapist, developed at school with adolescents (between 12 and 18 years old). Commented Results: Five articles comprised the work. Three of them discussed occupational engagement in adolescence and considered the different transformations at this stage of the life cycle and how body changes, gender issues, in addition to overweight and obesity, influence the occupational performance of adolescents. In these studies, the role of the occupational therapist with adolescents is emphasized, especially in the school context, considering that the factors that compromise or may compromise the occupational life of these young people are modifiable and, therefore, subject to intervention. Final considerations: It was possible to gain insight into the possibilities of research and occupational therapeutic intervention with adolescents in the school context, with emphasis on the perspective of their occupational life and the place of the occupational therapist in the educational context. Keywords: “Occupational Therapy”. "Adolescent". “Occupations”.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aline Maria Gomes dos Santos.pdf183,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons