Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53343
Compartilhe esta página
Título: | Ondas sonoras e audição humana: uma proposta de sequência didática utilizando a sala de aula invertida. |
Autor(es): | SILVA, Ana Maria da |
Palavras-chave: | Sala de Aula Invertida; Ondas Sonoras; Audição Humana; Sequência Didática |
Data do documento: | 20-Out-2023 |
Citação: | SILVA, Ana Maria da. Ondas sonoras e audição humana: uma proposta de sequência didática utilizando a sala de aula invertida. 2023. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Tendo em vista a necessidade de se buscar metodologias de ensino que possam tornar o ensino de Física mais interativo e significativo para alunos do Ensino Médio, pesquisa-se sobre a relação entre o conteúdo de ondas sonoras e a biofísica da audição humana, a fim de desenvolver uma sequência didática para o ensino dessa temática, utilizando a metodologia de sala de aula invertida como estratégia didática. Para tanto, é preciso explorar a relação entre as propriedades físicas das ondas sonoras e os processos físicos e biológicos envolvidos na audição humana, descrever como a metodologia ativa de sala de aula invertida pode ser utilizada para promover o envolvimento ativo dos alunos na aprendizagem de ondas sonoras e percepção auditiva, pesquisar e selecionar materiais audiovisuais e digitais que possam ser utilizados na proposta de sala de aula invertida, e desenvolver atividades práticas que permitam aos alunos aplicar os conceitos aprendidos. Realiza-se, então, um estudo de finalidade básica pura, quanto aos objetivos trata-se de um estudo descritivo e de abordagem qualitativa. Diante disso, verifica-se que a abordagem de sala de aula invertida se mostrou eficaz para a elaboração da sequência didática, dessa forma, a proposta de sequência didática pode contribuir para uma melhor compreensão do conteúdo de ondas sonoras, tornando-o mais atrativo, dinâmico e significativo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53343 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Maria da Silva.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons