Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53343

Comparte esta pagina

Título : Ondas sonoras e audição humana: uma proposta de sequência didática utilizando a sala de aula invertida.
Autor : SILVA, Ana Maria da
Palabras clave : Sala de Aula Invertida; Ondas Sonoras; Audição Humana; Sequência Didática
Fecha de publicación : 20-oct-2023
Citación : SILVA, Ana Maria da. Ondas sonoras e audição humana: uma proposta de sequência didática utilizando a sala de aula invertida. 2023. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Tendo em vista a necessidade de se buscar metodologias de ensino que possam tornar o ensino de Física mais interativo e significativo para alunos do Ensino Médio, pesquisa-se sobre a relação entre o conteúdo de ondas sonoras e a biofísica da audição humana, a fim de desenvolver uma sequência didática para o ensino dessa temática, utilizando a metodologia de sala de aula invertida como estratégia didática. Para tanto, é preciso explorar a relação entre as propriedades físicas das ondas sonoras e os processos físicos e biológicos envolvidos na audição humana, descrever como a metodologia ativa de sala de aula invertida pode ser utilizada para promover o envolvimento ativo dos alunos na aprendizagem de ondas sonoras e percepção auditiva, pesquisar e selecionar materiais audiovisuais e digitais que possam ser utilizados na proposta de sala de aula invertida, e desenvolver atividades práticas que permitam aos alunos aplicar os conceitos aprendidos. Realiza-se, então, um estudo de finalidade básica pura, quanto aos objetivos trata-se de um estudo descritivo e de abordagem qualitativa. Diante disso, verifica-se que a abordagem de sala de aula invertida se mostrou eficaz para a elaboração da sequência didática, dessa forma, a proposta de sequência didática pode contribuir para uma melhor compreensão do conteúdo de ondas sonoras, tornando-o mais atrativo, dinâmico e significativo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53343
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ana Maria da Silva.pdf1,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons