Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53343

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdes-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Maria da-
dc.date.accessioned2023-10-31T11:15:33Z-
dc.date.available2023-10-31T11:15:33Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.date.submitted2023-10-20-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Maria da. Ondas sonoras e audição humana: uma proposta de sequência didática utilizando a sala de aula invertida. 2023. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53343-
dc.description.abstractTendo em vista a necessidade de se buscar metodologias de ensino que possam tornar o ensino de Física mais interativo e significativo para alunos do Ensino Médio, pesquisa-se sobre a relação entre o conteúdo de ondas sonoras e a biofísica da audição humana, a fim de desenvolver uma sequência didática para o ensino dessa temática, utilizando a metodologia de sala de aula invertida como estratégia didática. Para tanto, é preciso explorar a relação entre as propriedades físicas das ondas sonoras e os processos físicos e biológicos envolvidos na audição humana, descrever como a metodologia ativa de sala de aula invertida pode ser utilizada para promover o envolvimento ativo dos alunos na aprendizagem de ondas sonoras e percepção auditiva, pesquisar e selecionar materiais audiovisuais e digitais que possam ser utilizados na proposta de sala de aula invertida, e desenvolver atividades práticas que permitam aos alunos aplicar os conceitos aprendidos. Realiza-se, então, um estudo de finalidade básica pura, quanto aos objetivos trata-se de um estudo descritivo e de abordagem qualitativa. Diante disso, verifica-se que a abordagem de sala de aula invertida se mostrou eficaz para a elaboração da sequência didática, dessa forma, a proposta de sequência didática pode contribuir para uma melhor compreensão do conteúdo de ondas sonoras, tornando-o mais atrativo, dinâmico e significativo.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSala de Aula Invertidapt_BR
dc.subjectOndas Sonoraspt_BR
dc.subjectAudição Humanapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.titleOndas sonoras e audição humana: uma proposta de sequência didática utilizando a sala de aula invertida.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.description.abstractxGiven the need to look for teaching methodologies that can make physics teaching more interactive and meaningful for high school students, we are researching the relationship between the content of sound waves and the biophysics of human hearing, to develop a didactic sequence for teaching this subject, using the flipped classroom methodology as a didactic strategy. To this end, it is necessary to explore the relationship between the physical properties of sound waves and the physical and biological processes involved in human hearing, describe how the active methodology of the flipped classroom can used to promote the active involvement of students in learning about sound waves and auditory perception, research and select audiovisual and digital materials that can be used in the flipped classroom proposal and develop practical activities that allow students to apply the concepts learned. This is a study with a purely basic purpose. In terms of objectives, it is a descriptive study with a qualitative approach. Given this, it can be seen that the flipped classroom approach proved to be effective in preparing the didactic sequence. In this way, the proposed didactic sequence can contribute to a better understanding of the content of sound waves, making it more attractive, dynamic, and meaningful.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Maria da Silva.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons