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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53305
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Título: | Desenvolvimento de jogo com caráter educativo como ferramenta auxiliar no ensino da patologia oral: análise da percepção e performance acadêmica dos estudantes |
Autor(es): | MOURA, Marianne Pereira |
Palavras-chave: | Educação em Odontologia; Educação em Saúde; Jogos Experimentais; Patologia Bucal |
Data do documento: | 20-Set-2023 |
Citação: | MOURA, Marianne Pereira de. Desenvolvimento de jogo com caráter educativo como ferramenta auxiliar no ensino da patologia oral: análise da percepção e performance acadêmica dos estudantes. 2023. Trabalho de Conclusão de curso ( Bacharelado em Odontologia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Objetivo: O presente estudo objetivou a criação de um jogo de caráter educativo como estratégia de ensino na disciplina de Patologia Oral, além da percepção entre os discentes do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco. Métodos: Para essa finalidade, o estudo dividiu-se em duas etapas, sendo elas o desenvolvimento de um jogo educacional, totalizando 224 perguntas divididas em 14 temas referentes à disciplina de Patologia Oral, juntamente à sua aplicação como ferramenta de ensino e aprendizagem durante as atividades didáticas práticas e, posteriormente, a aplicação do questionário avaliativo, contendo 10 perguntas obtendo a percepção dos estudantes quanto ao uso do jogo como estratégia de ensino e aprendizagem, em comparação com atividades tradicionais de ensino. Resultados: Com um total de 460 respostas (46 alunos respondendo 10 perguntas cada um), a maior parte de respostas demonstraram uma aceitabilidade e percepção positiva do jogo pelos estudantes (98,2%), tendo apenas 8 respostas discordantes (1,73%) em relação a aspectos do jogo como maior confiança e menos ansiedade no diagnóstico,aprendizagem mais ativa e sólida, maior conexão com a disciplina, maior conforto na tomada de decisões e maior auxílio na memorização. Conclusão: Sendo assim, conclui-se que a utilização de jogos educativos auxilia no desenvolvimento ativo dos acadêmicos, embora ainda existam poucas evidências que comprovem melhorias consideráveis nos seus desempenhos. Dessa forma, estudos adicionais são necessários para uma melhor avaliação das diferenças entre o ensino tradicional e sua associação ao jogo Patonopoly. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53305 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Odontologia |
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