Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53305
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEREZ, Danyel Elias da Cruz | - |
dc.contributor.author | MOURA, Marianne Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T16:27:09Z | - |
dc.date.available | 2023-10-30T16:27:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-24 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Marianne Pereira de. Desenvolvimento de jogo com caráter educativo como ferramenta auxiliar no ensino da patologia oral: análise da percepção e performance acadêmica dos estudantes. 2023. Trabalho de Conclusão de curso ( Bacharelado em Odontologia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53305 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: O presente estudo objetivou a criação de um jogo de caráter educativo como estratégia de ensino na disciplina de Patologia Oral, além da percepção entre os discentes do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco. Métodos: Para essa finalidade, o estudo dividiu-se em duas etapas, sendo elas o desenvolvimento de um jogo educacional, totalizando 224 perguntas divididas em 14 temas referentes à disciplina de Patologia Oral, juntamente à sua aplicação como ferramenta de ensino e aprendizagem durante as atividades didáticas práticas e, posteriormente, a aplicação do questionário avaliativo, contendo 10 perguntas obtendo a percepção dos estudantes quanto ao uso do jogo como estratégia de ensino e aprendizagem, em comparação com atividades tradicionais de ensino. Resultados: Com um total de 460 respostas (46 alunos respondendo 10 perguntas cada um), a maior parte de respostas demonstraram uma aceitabilidade e percepção positiva do jogo pelos estudantes (98,2%), tendo apenas 8 respostas discordantes (1,73%) em relação a aspectos do jogo como maior confiança e menos ansiedade no diagnóstico,aprendizagem mais ativa e sólida, maior conexão com a disciplina, maior conforto na tomada de decisões e maior auxílio na memorização. Conclusão: Sendo assim, conclui-se que a utilização de jogos educativos auxilia no desenvolvimento ativo dos acadêmicos, embora ainda existam poucas evidências que comprovem melhorias consideráveis nos seus desempenhos. Dessa forma, estudos adicionais são necessários para uma melhor avaliação das diferenças entre o ensino tradicional e sua associação ao jogo Patonopoly. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação em Odontologia | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Jogos Experimentais | pt_BR |
dc.subject | Patologia Bucal | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de jogo com caráter educativo como ferramenta auxiliar no ensino da patologia oral: análise da percepção e performance acadêmica dos estudantes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BEZERRA, Helen Kaline Farias | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9455521096189121 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6032731044884103 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aimed to create an educational game as a teaching strategy in the discipline of Oral Pathology, in addition to the perception among the students of the Dentistry course of the Federal University of Pernambuco. For this purpose, the study was divided into two stages,being them the development of an educational game, totaling 224 questions divided into 14 themes related to the discipline of Oral Pathology,together with its application as a teaching and learning tool during practical didactic activities and, subsequently, the application of the evaluation questionnaire, containing 10 questions obtaining the perception of students regarding the use of the game as a teaching and learning strategy, in comparison with traditional teaching activities. With a total of 460 responses (46 students answering 10 questions each), most of the responses demonstrated an acceptability and positive perception of the game by students (98.2%), with only 8 discordant responses (1.73%) regarding aspects of the game such as greater confidence and less anxiety at diagnosis, more active and solid learning, greater connection to discipline, greater comfort in decision-making and greater aid in memorization. Thus, it is concluded that the use of educational games assists in the active development of academics, although there is still little evidence to prove it considerable improvements in their performance. Thus, additional studies are needed for a better evaluation of the differences between traditional teaching and its association with the game Patonopoly. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Odontologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2822503218980969 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Odontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIANNE PEREIRA DE MOURA.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons