Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53297

Share on

Title: Probabilidade na escola versus probabilidade no cotidiano: diferentes olhares produzidos por licenciandos em matemática.
Authors: DUARTE JUNIOR, Francisco Simplicio
Keywords: Educação; Ensino de Probabilidade; Probabilidade no cotidiano
Issue Date: 28-Sep-2023
Citation: JUNIOR, Francisco Simplicio Duarte. Probabilidade na escola versus probabilidade no cotidiano: diferentes olhares produzidos por licenciandos em matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de curso ( Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este trabalho visa analisar, através de uma pesquisa qualitativa e participativa, o que estudantes dos períodos iniciais do curso de Matemática-Licenciatura, de uma universidade pública do estado de Pernambuco, entendem por probabilidade a partir daquilo que estudaram e aprenderam durante suas trajetórias escolares, quais as suas concepções e seus conhecimentos a respeito do tema, e como eles aplicam tais conhecimentos em situações cotidianas. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário de forma online. Verificou-se que a maioria dos licenciandos que participaram da pesquisa, têm concepções corretas relacionadas ao conhecimento probabilístico, e também compreendem os conceitos básicos de probabilidade, apesar de apresentarem algumas fragilidades na interpretação de algumas questões. No entanto, foi possível notar algumas dificuldades por parte de alguns dos estudantes, em conseguirem utilizar o conhecimento probabilístico que aprenderam na escola, em situações mais práticas do cotidiano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53297
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Francisco Simplicio Duarte Junior.pdf876,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons