Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53297
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | DUARTE JUNIOR, Francisco Simplicio | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T15:16:22Z | - |
dc.date.available | 2023-10-30T15:16:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-27 | - |
dc.identifier.citation | JUNIOR, Francisco Simplicio Duarte. Probabilidade na escola versus probabilidade no cotidiano: diferentes olhares produzidos por licenciandos em matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de curso ( Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53297 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho visa analisar, através de uma pesquisa qualitativa e participativa, o que estudantes dos períodos iniciais do curso de Matemática-Licenciatura, de uma universidade pública do estado de Pernambuco, entendem por probabilidade a partir daquilo que estudaram e aprenderam durante suas trajetórias escolares, quais as suas concepções e seus conhecimentos a respeito do tema, e como eles aplicam tais conhecimentos em situações cotidianas. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário de forma online. Verificou-se que a maioria dos licenciandos que participaram da pesquisa, têm concepções corretas relacionadas ao conhecimento probabilístico, e também compreendem os conceitos básicos de probabilidade, apesar de apresentarem algumas fragilidades na interpretação de algumas questões. No entanto, foi possível notar algumas dificuldades por parte de alguns dos estudantes, em conseguirem utilizar o conhecimento probabilístico que aprenderam na escola, em situações mais práticas do cotidiano. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Probabilidade | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade no cotidiano | pt_BR |
dc.title | Probabilidade na escola versus probabilidade no cotidiano: diferentes olhares produzidos por licenciandos em matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0485321669962667 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to analyze, through a qualitative and participative research, what students of the initial periods of the Mathematics-Licenciatura course, of a Federal Public University of the State of Pernambuco, understand by Probability from what they studied and learned during their school trajectories , what are their conceptions and knowledge about the subject, and how they apply such knowledge in everyday situations. For this, an online questionnaire was designed and applied. It was found that most of the undergraduates have correct conceptions related to probabilistic knowledge, in addition to also understanding the basic concepts of probability. However, it was possible to notice a difficulty on the part of some of the students in being able to use the probabilistic knowledge they learned at school, in more practical everyday situations. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Francisco Simplicio Duarte Junior.pdf | 876,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons