Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53231
Comparte esta pagina
Título : | Possível relação do ensino de lutas na educação física e a violência escolar : uma revisão narrativa |
Autor : | SILVA, Denis Alesandro da |
Palabras clave : | Agressividade; Ensino de Lutas; Escola; Violência escolar |
Fecha de publicación : | 28-sep-2023 |
Citación : | SILVA, Denis Alesandro da. Possível relação do ensino de lutas na educação física e a violência escolar : uma revisão narrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física Licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | O presente estudo trata-se de uma análise da literatura, que buscou verificar a possível relação das lutas na Educação Física escolar e a violência na escola. Vimos que as lutas são frequentemente associadas à violência, o que dificulta sua inclusão na escola. Essa associação é feita tanto pelos professores quanto pelos alunos, e está relacionada com a imagem que as lutas têm na mídia e na sociedade. Os professores, por sua vez, temem que o ensino de lutas na escola possa incentivar a violência entre os alunos. No entanto, o presente estudo aponta que a violência não é um elemento inerente às lutas, e que ela pode ser presente em qualquer prática esportiva, se não for bem orientada. Portanto, é importante que os professores se sintam seguros para ensinar lutas na escola, para isso, é necessário que os docentes sejam capacitados para trabalhar esse conteúdo de forma pedagógica, enfatizando os aspectos positivos das lutas, como a disciplina, o respeito e a autocontrole. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53231 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Denis Alesandro da Silva.pdf | 654,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons