Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53231
Compartilhe esta página
Título: | Possível relação do ensino de lutas na educação física e a violência escolar : uma revisão narrativa |
Autor(es): | SILVA, Denis Alesandro da |
Palavras-chave: | Agressividade; Ensino de Lutas; Escola; Violência escolar |
Data do documento: | 28-Set-2023 |
Citação: | SILVA, Denis Alesandro da. Possível relação do ensino de lutas na educação física e a violência escolar : uma revisão narrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física Licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente estudo trata-se de uma análise da literatura, que buscou verificar a possível relação das lutas na Educação Física escolar e a violência na escola. Vimos que as lutas são frequentemente associadas à violência, o que dificulta sua inclusão na escola. Essa associação é feita tanto pelos professores quanto pelos alunos, e está relacionada com a imagem que as lutas têm na mídia e na sociedade. Os professores, por sua vez, temem que o ensino de lutas na escola possa incentivar a violência entre os alunos. No entanto, o presente estudo aponta que a violência não é um elemento inerente às lutas, e que ela pode ser presente em qualquer prática esportiva, se não for bem orientada. Portanto, é importante que os professores se sintam seguros para ensinar lutas na escola, para isso, é necessário que os docentes sejam capacitados para trabalhar esse conteúdo de forma pedagógica, enfatizando os aspectos positivos das lutas, como a disciplina, o respeito e a autocontrole. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53231 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Denis Alesandro da Silva.pdf | 654,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons