Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53133
Share on
Title: | Avaliação do conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem sobre a Caderneta da Criança |
Authors: | AZEVEDO, Clara Gomes Carvalho Silva de LIRA, Maianne Keyla Macário Lira |
Keywords: | Saúde da Criança; Estudantes de Enfermagem; Conhecimento; Educação em Enfermagem; Cuidado da Criança |
Issue Date: | 10-Oct-2023 |
Citation: | AZEVEDO, Clara Gomes Carvalho Silva de; LIRA, Maianne Keyla Macário. Avaliação do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a Caderneta da Criança. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Objetivo: Avaliar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a Caderneta da Criança. Métodos: Estudo transversal, descritivo e de natureza quantitativa, realizado com acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, matriculados no 8º e 9º período. A amostra foi do tipo censitária e selecionada por conveniência. Resultados: Participaram da pesquisa 57 acadêmicos. A maioria afirmou que teve aula sobre a Caderneta da Criança e a oportunidade de utilizá-la. Os itens mais comuns de preenchimento foram o crescimento, desenvolvimento e a vacinação, em contraposição ao baixo uso das informações referentes às triagens neonatais. Quanto à autoavaliação com suas habilidades, a classificação mais observada foi parcialmente capacitado e traz a alerta para a necessidade de melhora da metodologia e do ensino sobre o tema. Conclusões: As experiências foram ainda consideradas insatisfatórias para promover a confiança na utilização correta e a aplicação integral do instrumento durante as consultas de puericultura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53133 |
Appears in Collections: | (TCC) - Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Clara Gomes Carvalho Silva de Azevedo e Maianne Keyla Macário Lira.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License