Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53133

Share on

Title: Avaliação do conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem sobre a Caderneta da Criança
Authors: AZEVEDO, Clara Gomes Carvalho Silva de
LIRA, Maianne Keyla Macário Lira
Keywords: Saúde da Criança; Estudantes de Enfermagem; Conhecimento; Educação em Enfermagem; Cuidado da Criança
Issue Date: 10-Oct-2023
Citation: AZEVEDO, Clara Gomes Carvalho Silva de; LIRA, Maianne Keyla Macário. Avaliação do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a Caderneta da Criança. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Objetivo: Avaliar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a Caderneta da Criança. Métodos: Estudo transversal, descritivo e de natureza quantitativa, realizado com acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, matriculados no 8º e 9º período. A amostra foi do tipo censitária e selecionada por conveniência. Resultados: Participaram da pesquisa 57 acadêmicos. A maioria afirmou que teve aula sobre a Caderneta da Criança e a oportunidade de utilizá-la. Os itens mais comuns de preenchimento foram o crescimento, desenvolvimento e a vacinação, em contraposição ao baixo uso das informações referentes às triagens neonatais. Quanto à autoavaliação com suas habilidades, a classificação mais observada foi parcialmente capacitado e traz a alerta para a necessidade de melhora da metodologia e do ensino sobre o tema. Conclusões: As experiências foram ainda consideradas insatisfatórias para promover a confiança na utilização correta e a aplicação integral do instrumento durante as consultas de puericultura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53133
Appears in Collections:(TCC) - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Clara Gomes Carvalho Silva de Azevedo e Maianne Keyla Macário Lira.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons