Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53133

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem sobre a Caderneta da Criança
Autor(es): AZEVEDO, Clara Gomes Carvalho Silva de
LIRA, Maianne Keyla Macário Lira
Palavras-chave: Saúde da Criança; Estudantes de Enfermagem; Conhecimento; Educação em Enfermagem; Cuidado da Criança
Data do documento: 10-Out-2023
Citação: AZEVEDO, Clara Gomes Carvalho Silva de; LIRA, Maianne Keyla Macário. Avaliação do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a Caderneta da Criança. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Objetivo: Avaliar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a Caderneta da Criança. Métodos: Estudo transversal, descritivo e de natureza quantitativa, realizado com acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, matriculados no 8º e 9º período. A amostra foi do tipo censitária e selecionada por conveniência. Resultados: Participaram da pesquisa 57 acadêmicos. A maioria afirmou que teve aula sobre a Caderneta da Criança e a oportunidade de utilizá-la. Os itens mais comuns de preenchimento foram o crescimento, desenvolvimento e a vacinação, em contraposição ao baixo uso das informações referentes às triagens neonatais. Quanto à autoavaliação com suas habilidades, a classificação mais observada foi parcialmente capacitado e traz a alerta para a necessidade de melhora da metodologia e do ensino sobre o tema. Conclusões: As experiências foram ainda consideradas insatisfatórias para promover a confiança na utilização correta e a aplicação integral do instrumento durante as consultas de puericultura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53133
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Clara Gomes Carvalho Silva de Azevedo e Maianne Keyla Macário Lira.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons