Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53069

Comparte esta pagina

Título : Efeitos do exercício físico em adolescentes com transtorno de ansiedade no âmbito escolar
Autor : CAVALCANTI, João Ferreira Chagas
Palabras clave : Adolescentes; Ansiedade; Exercício físico
Fecha de publicación : 26-sep-2023
Citación : CAVALCANTI, João Ferreira Chagas. Efeitos do exercício físico em adolescentes com transtorno de ansiedade no âmbito escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Os adolescentes passam por diversas mudanças hormonais e sociais que normalmente tendem a gerar inseguranças, proporcionando desconfortos. Alguns fatores como medo do futuro, provas avaliativas e a pressão dos pais tendem a surgir, e esses aspectos influenciam no surgimento do transtorno de ansiedade, que é uma doença causada por medo de algo que possa vir a acontecer futuramente e o indivíduo compreende como uma ameaça, gerando inquietações e trazendo diversos problemas para a sua vida. Estudos comprovam que a prática de exercício físico auxilia no desenvolvimento integral do adolescente e também se torna responsável pela liberação de hormônios capazes de inibir os efeitos do transtorno de ansiedade. O presente estudo tem como objetivo analisar e identificar através de uma revisão sistemática, estudos que comprovem os benefícios do exercício físico em adolescentes, comparando entre eles o que pode ser utilizado como ferramenta para a inibição do transtorno de ansiedade. A pesquisa citada trata-se de uma revisão literária, elaborada através de plataformas eletrônicas como Scielo, pubMED, Google acadêmico e Scopus. Com o auxílio de operadores booleanos “AND/OR” utilizados para filtrar artigos relacionados ao respectivo tema, onde eram descritos durante a pesquisa mediante as palavras-chave: Educação Física or physical exercise (exercício físico) and adolescents (adolescentes) and ansiedade, obteve-se um total de 5 artigos amostrais , entre as datas de 2016 e 2021. Aponta-se que uma proposta curricular de intervenções pode ser abordada na escola, no qual se baseia na influência da prática de exercícios físicos, como forma de prevenir e tratar os adolescentes acometidos com o transtorno de ansiedade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53069
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC João Ferreira Chagas Cavalcanti.pdf509,8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons