Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53069
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Gustavo Willames Pimentel | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, João Ferreira Chagas | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T17:02:43Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T17:02:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-18 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, João Ferreira Chagas. Efeitos do exercício físico em adolescentes com transtorno de ansiedade no âmbito escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53069 | - |
dc.description.abstract | Os adolescentes passam por diversas mudanças hormonais e sociais que normalmente tendem a gerar inseguranças, proporcionando desconfortos. Alguns fatores como medo do futuro, provas avaliativas e a pressão dos pais tendem a surgir, e esses aspectos influenciam no surgimento do transtorno de ansiedade, que é uma doença causada por medo de algo que possa vir a acontecer futuramente e o indivíduo compreende como uma ameaça, gerando inquietações e trazendo diversos problemas para a sua vida. Estudos comprovam que a prática de exercício físico auxilia no desenvolvimento integral do adolescente e também se torna responsável pela liberação de hormônios capazes de inibir os efeitos do transtorno de ansiedade. O presente estudo tem como objetivo analisar e identificar através de uma revisão sistemática, estudos que comprovem os benefícios do exercício físico em adolescentes, comparando entre eles o que pode ser utilizado como ferramenta para a inibição do transtorno de ansiedade. A pesquisa citada trata-se de uma revisão literária, elaborada através de plataformas eletrônicas como Scielo, pubMED, Google acadêmico e Scopus. Com o auxílio de operadores booleanos “AND/OR” utilizados para filtrar artigos relacionados ao respectivo tema, onde eram descritos durante a pesquisa mediante as palavras-chave: Educação Física or physical exercise (exercício físico) and adolescents (adolescentes) and ansiedade, obteve-se um total de 5 artigos amostrais , entre as datas de 2016 e 2021. Aponta-se que uma proposta curricular de intervenções pode ser abordada na escola, no qual se baseia na influência da prática de exercícios físicos, como forma de prevenir e tratar os adolescentes acometidos com o transtorno de ansiedade. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Exercício físico | pt_BR |
dc.title | Efeitos do exercício físico em adolescentes com transtorno de ansiedade no âmbito escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | HOLANDA, Alessandro Spencer de Souza | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3759052235500770 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Adolescents go through several hormonal and social changes that usually tend to generate insecurities, providing discomfort. Some factors such as fear of the future, evaluative tests and parental pressure tend to arise, and these aspects influence the emergence of anxiety disorder, which is a disease caused by fear of something that may happen in the future and the individual understands it as a threat, generating concerns and bringing various problems to his life. Studies prove that the practice of physical exercise helps in the integral development of the adolescent and also becomes responsible for the release of hormones capable of inhibiting the effects of anxiety disorder. The present study aims to analyze and identify through a systematic review, studies that prove the benefits of physical exercise in adolescents, comparing between them what can be used as a tool for the inhibition of anxiety disorder. The cited research is a literary review, elaborated through electronic platforms such as Scielo, pubMED, Google scholar and Scopus. With the help of Boolean operators "AND/OR" used to filter articles related to the respective theme, where they were described during the research through the keywords: Physical Education or physical exercise and adolescents and anxiety, a total of 5 sample articles were obtained, between the dates of 2016 and 2021. It is pointed out that a curricular proposal of interventions can be approached at school, which is based on the influence of the practice of physical exercises, as a way to prevent and treat adolescents with anxiety disorder. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8640951441643241 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC João Ferreira Chagas Cavalcanti.pdf | 509,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons