Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53069

Compartilhe esta página

Título: Efeitos do exercício físico em adolescentes com transtorno de ansiedade no âmbito escolar
Autor(es): CAVALCANTI, João Ferreira Chagas
Palavras-chave: Adolescentes; Ansiedade; Exercício físico
Data do documento: 26-Set-2023
Citação: CAVALCANTI, João Ferreira Chagas. Efeitos do exercício físico em adolescentes com transtorno de ansiedade no âmbito escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Os adolescentes passam por diversas mudanças hormonais e sociais que normalmente tendem a gerar inseguranças, proporcionando desconfortos. Alguns fatores como medo do futuro, provas avaliativas e a pressão dos pais tendem a surgir, e esses aspectos influenciam no surgimento do transtorno de ansiedade, que é uma doença causada por medo de algo que possa vir a acontecer futuramente e o indivíduo compreende como uma ameaça, gerando inquietações e trazendo diversos problemas para a sua vida. Estudos comprovam que a prática de exercício físico auxilia no desenvolvimento integral do adolescente e também se torna responsável pela liberação de hormônios capazes de inibir os efeitos do transtorno de ansiedade. O presente estudo tem como objetivo analisar e identificar através de uma revisão sistemática, estudos que comprovem os benefícios do exercício físico em adolescentes, comparando entre eles o que pode ser utilizado como ferramenta para a inibição do transtorno de ansiedade. A pesquisa citada trata-se de uma revisão literária, elaborada através de plataformas eletrônicas como Scielo, pubMED, Google acadêmico e Scopus. Com o auxílio de operadores booleanos “AND/OR” utilizados para filtrar artigos relacionados ao respectivo tema, onde eram descritos durante a pesquisa mediante as palavras-chave: Educação Física or physical exercise (exercício físico) and adolescents (adolescentes) and ansiedade, obteve-se um total de 5 artigos amostrais , entre as datas de 2016 e 2021. Aponta-se que uma proposta curricular de intervenções pode ser abordada na escola, no qual se baseia na influência da prática de exercícios físicos, como forma de prevenir e tratar os adolescentes acometidos com o transtorno de ansiedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53069
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC João Ferreira Chagas Cavalcanti.pdf509,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons