Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52731
Share on
Title: | Desenvolvimento de uma sequência pedagógica para ensino-aprendizagem-treinamento da bocha paradesportiva |
Authors: | MELO, Anderson Thiago da Silva |
Keywords: | bocha paralímpica; ensino da bocha paradesportiva; introdução ao treinamento |
Issue Date: | 25-Sep-2023 |
Citation: | MELO, Anderson Thiago da Silva. desenvolvimento de uma sequência pedagógica para ensino-aprendizagem-treinamento dos fundamentos da bocha paradesportiva. 2023. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | A bocha paralímpica (BP) vem se popularizando nos últimos anos, tendo em vista o desempenho positivo do país nos campeonatos internacionais, dessa forma, a quantidade de novos atletas e entusiastas vem aumentando a cada dia. Este desporto se caracteriza por sua precisão, tendo em vista seu controle motor e tomada de decisão, trazendo uma demanda de treinamento e concentração específica. O objetivo deste estudo foi facilitar a entrada de novos profissionais e atletas da BP, trazendo formas de iniciação e treinamento simples e de fácil compreensão por meio de exemplificações de atividades baseadas na observação de treinamentos de atletas da modalidade e com a expertise dos envolvidos na construção da pesquisa. O trabalho se dividiu em duas principais etapas: atividades de iniciação, onde as atividades estão voltadas a adaptação do praticante ao esporte; e aperfeiçoamento técnico, onde as atividades estão voltadas ao refinamento dos arremessos e entendimento dos mesmos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52731 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - BOCHA.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License