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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52718

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Título: Comparação da antropometria, composição corporal e nível de aptidão física entre crianças dos sete aos dez anos de idade em duas escolas com realidades distintas no municipio de Sairé- PE
Autor(es): LIMA, Gustavo José Nascimento de
Palavras-chave: Antropometria; Composição corporal - crianças; Educação Física Escolar
Data do documento: 1-Nov-2017
Citação: .
Abstract: A Educação Física é uma área do conhecimento humano voltado às práticas corporais historicamente construídas pela humanidade. O objetivo deste estudo foi comparar a Antropometria, a Composição Corporal e o Nível de Aptidão Física de crianças dos sete aos dez anos de idade de duas escolas com realidades distintas. Foram escolhidas duas escolas municipais da cidade de Sairé- PE, a Escola Municipal Marcos de Barros Freire e o Grupo Marechal Artur da Costa e Silva. Trata-se de um estudo de coorte de caráter quantitativo, descritivo e comparativo, realizado por acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física- CAV/UFPE. A amostra foi composta por crianças (n = 50) de ambos os sexos escolhidas de forma randomizada por conveniência, dentro da faixa-etária preestabelecida (sete aos dez anos de idade), este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa em Seres Humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco com o número (CEPSH/CCS/UFPE, CAAE 04723412400005208). As crianças foram submetidas a avaliações de antropometria, composição corporal e ao nível de aptidão física. Todas as análises foram realizadas utilizando-se o software SPSS 20.0. Foi verificado no presente estudo que apenas a resistência abdominal apresentou diferença significativa de (p<0,04) entre os grupos analisados. A partir do trabalho ficou evidente que não existe diferença significativa entre as crianças tanto da escola com boa estrutura quanto da escola com estrutura precária. No entanto são necessárias aulas práticas regulares de Educação Física como um incremento no nível de atividade física fora dela, visto que a mesma é importante para o desenvolvimento motor e sócioafetivo de crianças desde os primeiros anos de escolarização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52718
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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