Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52718

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Marcelus Brito de-
dc.contributor.authorLIMA, Gustavo José Nascimento de-
dc.date.accessioned2023-10-09T15:19:21Z-
dc.date.available2023-10-09T15:19:21Z-
dc.date.issued2017-11-01-
dc.date.submitted2023-10-09-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52718-
dc.description.abstractA Educação Física é uma área do conhecimento humano voltado às práticas corporais historicamente construídas pela humanidade. O objetivo deste estudo foi comparar a Antropometria, a Composição Corporal e o Nível de Aptidão Física de crianças dos sete aos dez anos de idade de duas escolas com realidades distintas. Foram escolhidas duas escolas municipais da cidade de Sairé- PE, a Escola Municipal Marcos de Barros Freire e o Grupo Marechal Artur da Costa e Silva. Trata-se de um estudo de coorte de caráter quantitativo, descritivo e comparativo, realizado por acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física- CAV/UFPE. A amostra foi composta por crianças (n = 50) de ambos os sexos escolhidas de forma randomizada por conveniência, dentro da faixa-etária preestabelecida (sete aos dez anos de idade), este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa em Seres Humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco com o número (CEPSH/CCS/UFPE, CAAE 04723412400005208). As crianças foram submetidas a avaliações de antropometria, composição corporal e ao nível de aptidão física. Todas as análises foram realizadas utilizando-se o software SPSS 20.0. Foi verificado no presente estudo que apenas a resistência abdominal apresentou diferença significativa de (p<0,04) entre os grupos analisados. A partir do trabalho ficou evidente que não existe diferença significativa entre as crianças tanto da escola com boa estrutura quanto da escola com estrutura precária. No entanto são necessárias aulas práticas regulares de Educação Física como um incremento no nível de atividade física fora dela, visto que a mesma é importante para o desenvolvimento motor e sócioafetivo de crianças desde os primeiros anos de escolarização.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropometriapt_BR
dc.subjectComposição corporal - criançaspt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.titleComparação da antropometria, composição corporal e nível de aptidão física entre crianças dos sete aos dez anos de idade em duas escolas com realidades distintas no municipio de Sairé- PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coQUEIROZ, Daniel da Rocha-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4534970814652460pt_BR
dc.description.abstractxPhysical Education is an area of human knowledge focused on the bodily practices historically constructed by humanity. The objective of this study was to compare the Anthropometry, Body Composition and Physical Fitness Level of children from seven to ten years of age from two schools with different realities. Two municipal schools in Sairé Town- PE were chosen: Escola Municipal Marcos de Barros Freire and Grupo Escolar Marechal Artur da Costa e Silva. This is a quantitative, descriptive and comparative cohort study conducted by undergraduate students in Physical Education - CAV / UFPE. The sample consisted of children (n = 50) of both sexes randomly selected for convenience, within the pre-established age range (seven to ten years of age), This study was approved by the Ethics Committee for research on human beings of the Health Sciences Center of Federal University of Pernambuco (UFPE/CCS/CEPSH, 04723412400005208 CAAE). The children were submitted to assessments of anthropometry, body composition and the level of physical fitness. All analyzes were performed using SPSS 20.0 software. According to the results of the present study, it was verified that only abdominal resistance presented a significant result of (p <0.04), between the analyzed groups. By this work, it is clear that there aren´t a significative difference between the children from the school that has a good structure and from the scool that has a bad structure. It was evident that it is necessary to practice regular School Physical Education classes as an increase in the level of physical activity outside of it, since Physical Education is of paramount importance for the motor development and affective partner of children from the first years of schooling.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - BIB.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons