Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52656
Comparte esta pagina
Título : | O despertar do brincar em adolescentes em conflito com a Lei: uma oportunidade para depois da infância não vivida |
Autor : | MELO, Wemilly Yngred Cunha de |
Palabras clave : | adolescente em conflito com a lei; brincadeiras; direitos do adolescente; educação física escolar; jogos e brincadeiras |
Fecha de publicación : | 4-sep-2023 |
Citación : | MELO, Wemilly Yngred Cunha de. O despertar do brincar em adolescentes em conflito com a Lei: uma oportunidade para depois da infância não vivida. 2023. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Resumen : | A vulnerabilidade social é uma realidade comum à maioria dos adolescentes em conflito com a lei e tem como consequência a inserção precoce da criança e do adolescente no mercado de trabalho informal, distanciando estes indivíduos de atividades que deveriam ser prioridades nesta fase, como brincar. O presente estudo tem como objetivo geral pesquisar a importância da prática do brincar para adolescentes institucionalizados em conflito com a lei, em idade de 12 à 18 anos, como oportunidade de vida depois da infância. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, de caráter qualitativo. Foram realizadas buscas de estudos publicados entre 2007 a 2023, no idioma português, em livros e bases de dados eletrônicos como: Lilacs, Scielo e Google Acadêmico. As palavras-chaves utilizadas foram: Adolescente em Conflito com a Lei, Brincadeiras, Direitos do Adolescente, Educação Física Escolar, Jogos e Brincadeiras. A prática do brincar na infância e na adolescência oferece benefícios para o desenvolvimento do indivíduo que segue até a fase adulta, além de ser o primeiro processo de aprendizagem. As consequências desenvolvidas pela ausência do brincar é a adultização precoce do adolescente, além da redução dos desenvolvimentos cognitivos, motores, afetivos e sociais que a brincadeira proporciona. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52656 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Wemilly Yngred Cunha de Melo.pdf | 376,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons