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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52656

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorMELO, Wemilly Yngred Cunha de-
dc.date.accessioned2023-10-05T22:56:14Z-
dc.date.available2023-10-05T22:56:14Z-
dc.date.issued2023-09-04-
dc.date.submitted2023-10-02-
dc.identifier.citationMELO, Wemilly Yngred Cunha de. O despertar do brincar em adolescentes em conflito com a Lei: uma oportunidade para depois da infância não vivida. 2023. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52656-
dc.description.abstractA vulnerabilidade social é uma realidade comum à maioria dos adolescentes em conflito com a lei e tem como consequência a inserção precoce da criança e do adolescente no mercado de trabalho informal, distanciando estes indivíduos de atividades que deveriam ser prioridades nesta fase, como brincar. O presente estudo tem como objetivo geral pesquisar a importância da prática do brincar para adolescentes institucionalizados em conflito com a lei, em idade de 12 à 18 anos, como oportunidade de vida depois da infância. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, de caráter qualitativo. Foram realizadas buscas de estudos publicados entre 2007 a 2023, no idioma português, em livros e bases de dados eletrônicos como: Lilacs, Scielo e Google Acadêmico. As palavras-chaves utilizadas foram: Adolescente em Conflito com a Lei, Brincadeiras, Direitos do Adolescente, Educação Física Escolar, Jogos e Brincadeiras. A prática do brincar na infância e na adolescência oferece benefícios para o desenvolvimento do indivíduo que segue até a fase adulta, além de ser o primeiro processo de aprendizagem. As consequências desenvolvidas pela ausência do brincar é a adultização precoce do adolescente, além da redução dos desenvolvimentos cognitivos, motores, afetivos e sociais que a brincadeira proporciona.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectadolescente em conflito com a leipt_BR
dc.subjectbrincadeiraspt_BR
dc.subjectdireitos do adolescentept_BR
dc.subjecteducação física escolarpt_BR
dc.subjectjogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleO despertar do brincar em adolescentes em conflito com a Lei: uma oportunidade para depois da infância não vividapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9567323333992426pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxSocial vulnerability is a reality common for most adolescents in conflict with the law and results in the early insertion of children and adolescents into the informal job market, distancing these individuals from activities that should be priorities at this stage, such as playing. The general objective of this study is to research the importance of playing for institutionalized adolescents in conflict with the law, aged 12 to 18, as an opportunity for life after childhood. This is a bibliographical review of the literature, of a qualitative nature. Searches were carried out for studies published between 2007 and 2023, in the Portuguese language, in books and electronic databases such as: Lilacs, Scielo and Google Scholar. The keywords used were: Adolescent in Conflict with the Law, Games, Adolescent Rights, School Physical Education, Games and Play. The practice of playing in childhood and adolescence offers benefits for the development of the individual that continues into adulthood, in addition to being the first learning process. The consequences caused by the absence of playing are the early adultization of adolescents, in addition to the reduction in cognitive, motor, affective and social development that playing provides.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9509-4358pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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