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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52656
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | MELO, Wemilly Yngred Cunha de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T22:56:14Z | - |
dc.date.available | 2023-10-05T22:56:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-02 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Wemilly Yngred Cunha de. O despertar do brincar em adolescentes em conflito com a Lei: uma oportunidade para depois da infância não vivida. 2023. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52656 | - |
dc.description.abstract | A vulnerabilidade social é uma realidade comum à maioria dos adolescentes em conflito com a lei e tem como consequência a inserção precoce da criança e do adolescente no mercado de trabalho informal, distanciando estes indivíduos de atividades que deveriam ser prioridades nesta fase, como brincar. O presente estudo tem como objetivo geral pesquisar a importância da prática do brincar para adolescentes institucionalizados em conflito com a lei, em idade de 12 à 18 anos, como oportunidade de vida depois da infância. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, de caráter qualitativo. Foram realizadas buscas de estudos publicados entre 2007 a 2023, no idioma português, em livros e bases de dados eletrônicos como: Lilacs, Scielo e Google Acadêmico. As palavras-chaves utilizadas foram: Adolescente em Conflito com a Lei, Brincadeiras, Direitos do Adolescente, Educação Física Escolar, Jogos e Brincadeiras. A prática do brincar na infância e na adolescência oferece benefícios para o desenvolvimento do indivíduo que segue até a fase adulta, além de ser o primeiro processo de aprendizagem. As consequências desenvolvidas pela ausência do brincar é a adultização precoce do adolescente, além da redução dos desenvolvimentos cognitivos, motores, afetivos e sociais que a brincadeira proporciona. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | adolescente em conflito com a lei | pt_BR |
dc.subject | brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | direitos do adolescente | pt_BR |
dc.subject | educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.title | O despertar do brincar em adolescentes em conflito com a Lei: uma oportunidade para depois da infância não vivida | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9567323333992426 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Social vulnerability is a reality common for most adolescents in conflict with the law and results in the early insertion of children and adolescents into the informal job market, distancing these individuals from activities that should be priorities at this stage, such as playing. The general objective of this study is to research the importance of playing for institutionalized adolescents in conflict with the law, aged 12 to 18, as an opportunity for life after childhood. This is a bibliographical review of the literature, of a qualitative nature. Searches were carried out for studies published between 2007 and 2023, in the Portuguese language, in books and electronic databases such as: Lilacs, Scielo and Google Scholar. The keywords used were: Adolescent in Conflict with the Law, Games, Adolescent Rights, School Physical Education, Games and Play. The practice of playing in childhood and adolescence offers benefits for the development of the individual that continues into adulthood, in addition to being the first learning process. The consequences caused by the absence of playing are the early adultization of adolescents, in addition to the reduction in cognitive, motor, affective and social development that playing provides. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9509-4358 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Wemilly Yngred Cunha de Melo.pdf | 376,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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