Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52656

Compartilhe esta página

Título: O despertar do brincar em adolescentes em conflito com a Lei: uma oportunidade para depois da infância não vivida
Autor(es): MELO, Wemilly Yngred Cunha de
Palavras-chave: adolescente em conflito com a lei; brincadeiras; direitos do adolescente; educação física escolar; jogos e brincadeiras
Data do documento: 4-Set-2023
Citação: MELO, Wemilly Yngred Cunha de. O despertar do brincar em adolescentes em conflito com a Lei: uma oportunidade para depois da infância não vivida. 2023. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: A vulnerabilidade social é uma realidade comum à maioria dos adolescentes em conflito com a lei e tem como consequência a inserção precoce da criança e do adolescente no mercado de trabalho informal, distanciando estes indivíduos de atividades que deveriam ser prioridades nesta fase, como brincar. O presente estudo tem como objetivo geral pesquisar a importância da prática do brincar para adolescentes institucionalizados em conflito com a lei, em idade de 12 à 18 anos, como oportunidade de vida depois da infância. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, de caráter qualitativo. Foram realizadas buscas de estudos publicados entre 2007 a 2023, no idioma português, em livros e bases de dados eletrônicos como: Lilacs, Scielo e Google Acadêmico. As palavras-chaves utilizadas foram: Adolescente em Conflito com a Lei, Brincadeiras, Direitos do Adolescente, Educação Física Escolar, Jogos e Brincadeiras. A prática do brincar na infância e na adolescência oferece benefícios para o desenvolvimento do indivíduo que segue até a fase adulta, além de ser o primeiro processo de aprendizagem. As consequências desenvolvidas pela ausência do brincar é a adultização precoce do adolescente, além da redução dos desenvolvimentos cognitivos, motores, afetivos e sociais que a brincadeira proporciona.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52656
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Wemilly Yngred Cunha de Melo.pdf376,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons