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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52654

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Title: A ressocialização e interação entre pares privados de liberdade: os jogos de mesa e tabuleiro no resgate à liberdade cognitiva
Authors: LIMA, Ana Luiza Pinheiro de
Keywords: Pessoas Privadas de Liberdade; Interação Social; Jogos Recreativos; Educação Física
Issue Date: 4-Sep-2023
Citation: LIMA, Ana Luiza Pinheiro de. A ressocialização e interação entre pares privados de liberdade: os jogos de mesa e tabuleiro no resgate à liberdade cognitiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: As unidades prisionais brasileiras são ambientes aproveitados pela Justiça, com o propósito de recluir pessoas que foram condenadas por infringirem leis, sendo por medida provisória de segurança ou como condenação e cumprimento de pena, eles não perdendo seu papel como cidadão tendo seus direitos assegurados por lei. Uma das opções para assegurar o direito pelo lazer e educação, seria a utilização dos jogos, tanto como papel pedagógico quanto recreativo. Estes, ajudam no cumprimento de ordens e regras intramuros em seus tempos ociosos e extramuros, na ressocialização. O objetivo do trabalho foi analisar a importância dos jogos de tabuleiro e mesa à socialização entre os detidos e a ressocialização perante a sociedade. Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde foram pesquisados estudos publicados entre 2009 a 2023, em português, em bancos de dados eletrônicos como: Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Os jogos de tabuleiro e de mesa para os apenados são vistos como necessários pois, além de educar, promovem a interação social, incentivando várias questões no sistema prisional; auxiliam na reinserção social, na diminuição da ociosidade e, indiretamente, quebram os paradigmas que esses jogos não são instrumentos educativos, recreativos e de ressocialização. Os jogos são recreativos e pedagógicos, devido a construção dos saberes e situações que necessitam do resgate do pensar, questionar e decidir. Os jogos de mesa e de tabuleiro, inicialmente vistos como “jogos de azar”, ampliam a rotina dos detentos e retardam o declínio cognitivo por falta de incentivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52654
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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