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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52654

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorLIMA, Ana Luiza Pinheiro de-
dc.date.accessioned2023-10-05T22:46:56Z-
dc.date.available2023-10-05T22:46:56Z-
dc.date.issued2023-09-04-
dc.date.submitted2023-10-04-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Luiza Pinheiro de. A ressocialização e interação entre pares privados de liberdade: os jogos de mesa e tabuleiro no resgate à liberdade cognitiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52654-
dc.description.abstractAs unidades prisionais brasileiras são ambientes aproveitados pela Justiça, com o propósito de recluir pessoas que foram condenadas por infringirem leis, sendo por medida provisória de segurança ou como condenação e cumprimento de pena, eles não perdendo seu papel como cidadão tendo seus direitos assegurados por lei. Uma das opções para assegurar o direito pelo lazer e educação, seria a utilização dos jogos, tanto como papel pedagógico quanto recreativo. Estes, ajudam no cumprimento de ordens e regras intramuros em seus tempos ociosos e extramuros, na ressocialização. O objetivo do trabalho foi analisar a importância dos jogos de tabuleiro e mesa à socialização entre os detidos e a ressocialização perante a sociedade. Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde foram pesquisados estudos publicados entre 2009 a 2023, em português, em bancos de dados eletrônicos como: Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. Os jogos de tabuleiro e de mesa para os apenados são vistos como necessários pois, além de educar, promovem a interação social, incentivando várias questões no sistema prisional; auxiliam na reinserção social, na diminuição da ociosidade e, indiretamente, quebram os paradigmas que esses jogos não são instrumentos educativos, recreativos e de ressocialização. Os jogos são recreativos e pedagógicos, devido a construção dos saberes e situações que necessitam do resgate do pensar, questionar e decidir. Os jogos de mesa e de tabuleiro, inicialmente vistos como “jogos de azar”, ampliam a rotina dos detentos e retardam o declínio cognitivo por falta de incentivo.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPessoas Privadas de Liberdadept_BR
dc.subjectInteração Socialpt_BR
dc.subjectJogos Recreativospt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleA ressocialização e interação entre pares privados de liberdade: os jogos de mesa e tabuleiro no resgate à liberdade cognitivapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1600323901819016pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxBrazilian prisons are environments used by the Justice, with the purpose of incarcerating people who have been convicted of infringing laws, whether as a provisional security measure or as a conviction and serving a sentence, they do not lose their role as citizens, having their rights guaranteed by law. One of the options to ensure the right to leisure and education would be the use of games, both as a pedagogical and recreational role. These help in complying with orders and intra-muros rules in their idle time and extra-muros, in resocialization. The objective of the work was to analyze the importance of board and table games to the socialization between the detainees and the resocialization before society. This is a bibliographical review, where studies published between 2009 and 2023, in Portuguese, were searched in electronic databases such as: Scielo, Lilacs and Google Scholar. Board and table games for convicts are seen as necessary because, in addition to educating, they promote social interaction, encouraging various issues in the prison system; they help in social reintegration, in the reduction of idleness and, indirectly, they break the paradigms that these games are not educational, recreational and resocialization instruments. The games are recreational and pedagogical, due to the construction of knowledge and situations that need the rescue of thinking, questioning and deciding. Table and board games, initially seen as “games of chance”, expanded the inmates' routine and delayed the cognitive decline due to lack of incentive.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4084-5510pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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