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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52648

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Title: A politica da infomação e os desafios da transparência do portal público da Secretária da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco
Authors: PADILHA, Matheus Neves
Keywords: Transparência; Opacidade da informação; Portal de transparência; Lei de acesso à informação; Política de informação
Issue Date: 19-Sep-2023
Citation: PADILHA, Matheus Neves. A política da informação e os desafios da transparência no portal público da Secretaria de Controladoria Geral de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: No âmbito da gestão pública, a questão da transparência ganhou uma grande importância, levando ao desenvolvimento dos portais públicos, ferramentas que servem para divulgação e acesso de informações públicas. Nessa perspectiva, esses portais precisam estar adequados às normas e regulamentos estabelecidos pela legislação. O trabalho analisou como o portal de transparência na Secretaria de Controladoria Geral do estado de Pernambuco está adequado à Lei de Acesso à informação. Além disso, foi analisado como o sítio eletrônico está estruturado. O referencial teórico abordou os temas da política de informação, a transparência e opacidade na administração pública, os portais governamentais e a legislação vigente, em especial a Lei de Acesso à Informação. Sobre a metodologia, fez uso do método exploratório, bibliográfico e documental, configura-se ainda como uma análise qualitativa, posto isso, foi aplicado uma checklist composta por 52 itens obrigatórios para mensurar o nível de conformidade com as normas e padrões determinados pela legislação e a estrutura organizacional. O resultado da avaliação do portal alcançou a nota 86,54%, representando um bom desempenho que comprovou a qualidade estrutural do site, contudo, também demonstrou as falhas da plataforma. Concluiu-se então que o sítio não atendia a todas as obrigações estabelecidas pela legislação, argumenta-se que isso foi fruto de negligência diante da LAI, logo o portal precisa ser revisado para atender as demandas da transparência pública e da cidadania.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52648
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

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