Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52304

Share on

Title: A articulação entre a abordagem documental do didático com um processo de design : aplicação na idealização de uma plataforma direcionada ao planejamento docente no ensino de geometria
Authors: SILVA, Amanda Rodrigues da
Keywords: Geometria; Planejamento docente; Trabalho documental
Issue Date: 12-May-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Amanda Rodrigues da. A articulação entre a abordagem documental do didático com um processo de design: aplicação na idealização de uma plataforma direcionada ao planejamento docente no ensino de geometria. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Partindo das necessidades e complexidades que englobam as atividades docentes na área de matemática, este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da articulação de um processo de design com a teoria da abordagem documental do didático, aplicado a idealização de uma plataforma que auxilia o planejamento docente on-line direcionado ao ensino de geometria. Apresentando como objetivo central: articular a abordagem documental do didático com um processo de design, para a idealização de uma plataforma com foco no planejamento docente on-line direcionado ao ensino de geometria. A estrutura metodológica foi composta por quatro etapas e em cada uma delas foram aplicados métodos que ajudaram na obtenção de dados que embasaram todo o processo de desenvolvimento da pesquisa: 1. Definição, com realização de pesquisa de campo, aplicação de método das perguntas e mapeamento do problema; 2. Pesquisa, sendo aplicadas a primária (estudos prévios dos autores) e secundária (estudos desenvolvidos por outros autores); 3. Idealização, com aplicação de duas investigações realizadas à luz da investigação reflexiva em duas disciplinas da área de geometria e a aplicação de um brainstorming com participação de um grupo de sete especialistas de diferentes áreas; 4. Prototipação, considerando o nível de fidelidade com o produto final. Com o fim da aplicação desta pesquisa foi gerado um protótipo de uma plataforma focada no planejamento do professor de geometria que integre uma variedade de representações de um mesmo objeto cognitivo, estimule a autoria docente, possibilite a articulação entre recursos e estimule na redução do tempo gasto no trabalho documental dos professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52304
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Amanda Rodrigues da Silva.pdf8,77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons