Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52304
Compartilhe esta página
Título: | A articulação entre a abordagem documental do didático com um processo de design : aplicação na idealização de uma plataforma direcionada ao planejamento docente no ensino de geometria |
Autor(es): | SILVA, Amanda Rodrigues da |
Palavras-chave: | Geometria; Planejamento docente; Trabalho documental |
Data do documento: | 12-Mai-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Amanda Rodrigues da. A articulação entre a abordagem documental do didático com um processo de design: aplicação na idealização de uma plataforma direcionada ao planejamento docente no ensino de geometria. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Partindo das necessidades e complexidades que englobam as atividades docentes na área de matemática, este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da articulação de um processo de design com a teoria da abordagem documental do didático, aplicado a idealização de uma plataforma que auxilia o planejamento docente on-line direcionado ao ensino de geometria. Apresentando como objetivo central: articular a abordagem documental do didático com um processo de design, para a idealização de uma plataforma com foco no planejamento docente on-line direcionado ao ensino de geometria. A estrutura metodológica foi composta por quatro etapas e em cada uma delas foram aplicados métodos que ajudaram na obtenção de dados que embasaram todo o processo de desenvolvimento da pesquisa: 1. Definição, com realização de pesquisa de campo, aplicação de método das perguntas e mapeamento do problema; 2. Pesquisa, sendo aplicadas a primária (estudos prévios dos autores) e secundária (estudos desenvolvidos por outros autores); 3. Idealização, com aplicação de duas investigações realizadas à luz da investigação reflexiva em duas disciplinas da área de geometria e a aplicação de um brainstorming com participação de um grupo de sete especialistas de diferentes áreas; 4. Prototipação, considerando o nível de fidelidade com o produto final. Com o fim da aplicação desta pesquisa foi gerado um protótipo de uma plataforma focada no planejamento do professor de geometria que integre uma variedade de representações de um mesmo objeto cognitivo, estimule a autoria docente, possibilite a articulação entre recursos e estimule na redução do tempo gasto no trabalho documental dos professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52304 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Amanda Rodrigues da Silva.pdf | 8,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons