Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52304
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BELLEMAIN, Franck Gilbert René | - |
dc.contributor.author | SILVA, Amanda Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T19:19:38Z | - |
dc.date.available | 2023-09-18T19:19:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Amanda Rodrigues da. A articulação entre a abordagem documental do didático com um processo de design: aplicação na idealização de uma plataforma direcionada ao planejamento docente no ensino de geometria. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52304 | - |
dc.description.abstract | Partindo das necessidades e complexidades que englobam as atividades docentes na área de matemática, este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da articulação de um processo de design com a teoria da abordagem documental do didático, aplicado a idealização de uma plataforma que auxilia o planejamento docente on-line direcionado ao ensino de geometria. Apresentando como objetivo central: articular a abordagem documental do didático com um processo de design, para a idealização de uma plataforma com foco no planejamento docente on-line direcionado ao ensino de geometria. A estrutura metodológica foi composta por quatro etapas e em cada uma delas foram aplicados métodos que ajudaram na obtenção de dados que embasaram todo o processo de desenvolvimento da pesquisa: 1. Definição, com realização de pesquisa de campo, aplicação de método das perguntas e mapeamento do problema; 2. Pesquisa, sendo aplicadas a primária (estudos prévios dos autores) e secundária (estudos desenvolvidos por outros autores); 3. Idealização, com aplicação de duas investigações realizadas à luz da investigação reflexiva em duas disciplinas da área de geometria e a aplicação de um brainstorming com participação de um grupo de sete especialistas de diferentes áreas; 4. Prototipação, considerando o nível de fidelidade com o produto final. Com o fim da aplicação desta pesquisa foi gerado um protótipo de uma plataforma focada no planejamento do professor de geometria que integre uma variedade de representações de um mesmo objeto cognitivo, estimule a autoria docente, possibilite a articulação entre recursos e estimule na redução do tempo gasto no trabalho documental dos professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Planejamento docente | pt_BR |
dc.subject | Trabalho documental | pt_BR |
dc.title | A articulação entre a abordagem documental do didático com um processo de design : aplicação na idealização de uma plataforma direcionada ao planejamento docente no ensino de geometria | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LAURENTINO, Auta Luciana | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9085084091172956 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8667486345431443 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Based on the needs and complexities that encompass the teaching activities in the area of mathematics, this paper presents a research developed from the articulation of a design process with the theory of the didactic document approach, in order to idealize a platform that would help the online teacher planning directed to the teaching of geometry. The main goal is to articulate the documentary approach to didactics with a design process for the creation of a platform focused on online teacher planning for geometry teaching. The methodological structure was composed of four stages and in each one of them methods were applied to help obtain data that formed the basis of the entire research development process: 1. Definition, with the carrying out of field research, application of the method of questions and mapping of the problem; 2. Research, being applied to the primary (previous studies of the authors) and secondary (studies developed by other authors); 3. Idealization, with the application of two investigations carried out in the light of reflective research in two disciplines of geometry and the application of brainstorming with the participation of a group of seven experts from different areas; 4. Prototyping, considering the level of fidelity with the final product. At the end of this research application, a prototype of a platform focused on geometry teacher planning was generated that integrates a variety of representations of the same cognitive object, stimulates teacher authorship, enables the articulation between resources, and encourages a reduction in the time spent on document work by teachers. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3805752873099282 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Amanda Rodrigues da Silva.pdf | 8,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons