Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52238

Compartilhe esta página

Título: Educação inclusiva : concepções de professores de sala regular da rede municipal de Goiana
Autor(es): GOMES, Thássia de Andrade
Palavras-chave: Educação inclusiva; Inclusão; Pessoa com deficiência; Formação de professores
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: GOMES, Thássia de Andrade. CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. Educação inclusiva: concepções de professores de sala regular da rede municipal de Goiana. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a concepção de educação inclusiva dos professores de sala regular da rede municipal de Goiana/PE. A escolha dessa cidade foi pelo grande impacto para o Estado de Pernambuco, sendo a 2ª cidade com maior PIB per capita do Estado. Os objetivos específicos foram: compreender quais são as concepções sobre educação inclusiva de professores da sala regular da rede municipal de Goiana; identificar os aspectos da inclusão escolar que esses docentes consideram como positivos; analisar suas principais dificuldades, no processo de inclusão escolar, e o porquê delas ocorrerem. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, fazendo uso de uma entrevista semiestruturada com sete professores dos anos iniciais do ensino fundamental da sala regular. Pode-se constatar que a concepção que os docentes do município têm quanto à educação inclusiva, em sua maioria, está de acordo com o referencial teórico utilizado e documentos norteadores; consideram como aspectos positivos a convivência com a diferença; a aceitação dos alunos e o sentimento de pertencimento da criança. Já as suas principais dificuldades são a falta de estrutura física, de recursos pedagógicos, de profissionais de apoio escolar capacitados e falta de formação na área para os professores da sala regular.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52238
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thássia de Andrade Gomes.pdf492,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons