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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52238
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro | - |
dc.contributor.author | GOMES, Thássia de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-13T22:27:46Z | - |
dc.date.available | 2023-09-13T22:27:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-29 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Thássia de Andrade. CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. Educação inclusiva: concepções de professores de sala regular da rede municipal de Goiana. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52238 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a concepção de educação inclusiva dos professores de sala regular da rede municipal de Goiana/PE. A escolha dessa cidade foi pelo grande impacto para o Estado de Pernambuco, sendo a 2ª cidade com maior PIB per capita do Estado. Os objetivos específicos foram: compreender quais são as concepções sobre educação inclusiva de professores da sala regular da rede municipal de Goiana; identificar os aspectos da inclusão escolar que esses docentes consideram como positivos; analisar suas principais dificuldades, no processo de inclusão escolar, e o porquê delas ocorrerem. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, fazendo uso de uma entrevista semiestruturada com sete professores dos anos iniciais do ensino fundamental da sala regular. Pode-se constatar que a concepção que os docentes do município têm quanto à educação inclusiva, em sua maioria, está de acordo com o referencial teórico utilizado e documentos norteadores; consideram como aspectos positivos a convivência com a diferença; a aceitação dos alunos e o sentimento de pertencimento da criança. Já as suas principais dificuldades são a falta de estrutura física, de recursos pedagógicos, de profissionais de apoio escolar capacitados e falta de formação na área para os professores da sala regular. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva : concepções de professores de sala regular da rede municipal de Goiana | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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