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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52238

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorGOMES, Thássia de Andrade-
dc.date.accessioned2023-09-13T22:27:46Z-
dc.date.available2023-09-13T22:27:46Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2023-08-29-
dc.identifier.citationGOMES, Thássia de Andrade. CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. Educação inclusiva: concepções de professores de sala regular da rede municipal de Goiana. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52238-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a concepção de educação inclusiva dos professores de sala regular da rede municipal de Goiana/PE. A escolha dessa cidade foi pelo grande impacto para o Estado de Pernambuco, sendo a 2ª cidade com maior PIB per capita do Estado. Os objetivos específicos foram: compreender quais são as concepções sobre educação inclusiva de professores da sala regular da rede municipal de Goiana; identificar os aspectos da inclusão escolar que esses docentes consideram como positivos; analisar suas principais dificuldades, no processo de inclusão escolar, e o porquê delas ocorrerem. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, fazendo uso de uma entrevista semiestruturada com sete professores dos anos iniciais do ensino fundamental da sala regular. Pode-se constatar que a concepção que os docentes do município têm quanto à educação inclusiva, em sua maioria, está de acordo com o referencial teórico utilizado e documentos norteadores; consideram como aspectos positivos a convivência com a diferença; a aceitação dos alunos e o sentimento de pertencimento da criança. Já as suas principais dificuldades são a falta de estrutura física, de recursos pedagógicos, de profissionais de apoio escolar capacitados e falta de formação na área para os professores da sala regular.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleEducação inclusiva : concepções de professores de sala regular da rede municipal de Goianapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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