Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52233

Compartilhe esta página

Título: Relações étnico-raciais e formação inicial de professores : as representações compartilhadas pelos estudantes de pedagogia da UFPE sobre educação étnico-racial
Autor(es): CONCEIÇÃO, Danielle Cristina da
Palavras-chave: Relações Étnico-raciais; Formação inicial de professores; Pedagogia; Representações sociais
Data do documento: 7-Dez-2021
Citação: CONCEIÇÃO, Danielle. Relações étnico-raciais e formação inicial de professores: as representações compartilhadas pelos estudantes de pedagogia da UFPE sobre educação étnico-racial. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este estudo busca identificar as representações sociais compartilhadas de estudantes de pedagogia sobre Educação Étnico-racial. Objetivamente, procurou compreender como a formação inicial colabora na construção dessas representações, bem como discutir a importância da inclusão da temática no currículo obrigatório. Participaram 35 estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPE, utilizando como procedimentos metodológicos o Teste de Associação Livre de Palavras e à entrevista semiestruturada. O estudo revela uma representação compartilhada apontando um instrumento pedagógico que visa a reparação e o rompimento das desigualdades raciais. No entanto, a formação inicial não obteve protagonismo na construção dessas representações, apontada pelos estudantes por não obter abrangência na trajetória curricular.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52233
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Danielle Cristina da Conceição.pdf197,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons