Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52233

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Rejane Dias da-
dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, Danielle Cristina da-
dc.date.accessioned2023-09-13T21:04:03Z-
dc.date.available2023-09-13T21:04:03Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.date.submitted2023-06-29-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Danielle. Relações étnico-raciais e formação inicial de professores: as representações compartilhadas pelos estudantes de pedagogia da UFPE sobre educação étnico-racial. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52233-
dc.description.abstractEste estudo busca identificar as representações sociais compartilhadas de estudantes de pedagogia sobre Educação Étnico-racial. Objetivamente, procurou compreender como a formação inicial colabora na construção dessas representações, bem como discutir a importância da inclusão da temática no currículo obrigatório. Participaram 35 estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPE, utilizando como procedimentos metodológicos o Teste de Associação Livre de Palavras e à entrevista semiestruturada. O estudo revela uma representação compartilhada apontando um instrumento pedagógico que visa a reparação e o rompimento das desigualdades raciais. No entanto, a formação inicial não obteve protagonismo na construção dessas representações, apontada pelos estudantes por não obter abrangência na trajetória curricular.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações Étnico-raciaispt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleRelações étnico-raciais e formação inicial de professores : as representações compartilhadas pelos estudantes de pedagogia da UFPE sobre educação étnico-racialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0025167704705095pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1774595988893157pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Danielle Cristina da Conceição.pdf197,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons