Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52225

Comparte esta pagina

Título : O futuro já começou? : televisão, streaming e o conjunto de estratégias da Globo em busca de uma nova plataforma de público com o Globoplay
Autor : SOUZA, Rafael Leandro de
Palabras clave : Comunicação; Televisão; TV Globo; Globoplay; Netflix; Streaming
Fecha de publicación : 13-sep-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUZA, Rafael Leandro de. O futuro já começou?: televisão, streaming e o conjunto de estratégias da Globo em busca de uma nova plataforma de público com o Globoplay. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O grande sucesso de audiência e faturamento das plataformas de streaming, em especial a Netflix, provocou mudanças ainda em curso dentro de todo o sistema audiovisual e coloca as noções tradicionais de televisão à prova. No Brasil, a Rede Globo é a emissora que se movimenta de maneira mais rápida em uma estratégia comercial para manter seu prestígio e fisgar um novo tipo de público. A pesquisa observa o Globoplay, serviço de conteúdo sob demanda lançado pela Globo em 2015, e que desde então tem recebido vultuosos investimentos na criação de várias dinâmicas em conjunto com a TV aberta (e posteriormente com os canais por assinatura). O objetivo central do trabalho é compreender como estão sendo aplicadas as estratégias do Grupo Globo na busca pela consolidação de sua plataforma de streaming e a relação com a TV aberta. Busca-se criar um sistema de categorização dos mecanismos utilizados pelo maior grupo de mídia do país para manter seu poder frente ao avanço de empresas multinacionais no mercado brasileiro. É proposta uma sistematização de cada etapa do processo de impulsionamento do Globoplay, dividido em fases históricas, além da compreensão dessas estratégias em diferentes eixos que se conectam, em um verdadeiro fluxo de conteúdos entre televisão e Video On Demand (VOD). Entendendo a televisão como uma forma cultural para além da tecnologia, como defendia Raymond Williams, a pesquisa explora o histórico hegemônico da Rede Globo e como ele influencia na implantação e consolidação do Globoplay em uma nova realidade onde a emissora passa a se apresentar agora como um grupo media tech.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52225
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rafael Leandro de Souza.pdf2,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons