Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52225

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA JÚNIOR, Alfredo Eurico Vizeu-
dc.contributor.authorSOUZA, Rafael Leandro de-
dc.date.accessioned2023-09-13T18:06:39Z-
dc.date.available2023-09-13T18:06:39Z-
dc.date.issued2022-09-13-
dc.identifier.citationSOUZA, Rafael Leandro de. O futuro já começou?: televisão, streaming e o conjunto de estratégias da Globo em busca de uma nova plataforma de público com o Globoplay. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52225-
dc.description.abstractO grande sucesso de audiência e faturamento das plataformas de streaming, em especial a Netflix, provocou mudanças ainda em curso dentro de todo o sistema audiovisual e coloca as noções tradicionais de televisão à prova. No Brasil, a Rede Globo é a emissora que se movimenta de maneira mais rápida em uma estratégia comercial para manter seu prestígio e fisgar um novo tipo de público. A pesquisa observa o Globoplay, serviço de conteúdo sob demanda lançado pela Globo em 2015, e que desde então tem recebido vultuosos investimentos na criação de várias dinâmicas em conjunto com a TV aberta (e posteriormente com os canais por assinatura). O objetivo central do trabalho é compreender como estão sendo aplicadas as estratégias do Grupo Globo na busca pela consolidação de sua plataforma de streaming e a relação com a TV aberta. Busca-se criar um sistema de categorização dos mecanismos utilizados pelo maior grupo de mídia do país para manter seu poder frente ao avanço de empresas multinacionais no mercado brasileiro. É proposta uma sistematização de cada etapa do processo de impulsionamento do Globoplay, dividido em fases históricas, além da compreensão dessas estratégias em diferentes eixos que se conectam, em um verdadeiro fluxo de conteúdos entre televisão e Video On Demand (VOD). Entendendo a televisão como uma forma cultural para além da tecnologia, como defendia Raymond Williams, a pesquisa explora o histórico hegemônico da Rede Globo e como ele influencia na implantação e consolidação do Globoplay em uma nova realidade onde a emissora passa a se apresentar agora como um grupo media tech.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectTV Globopt_BR
dc.subjectGloboplaypt_BR
dc.subjectNetflixpt_BR
dc.subjectStreamingpt_BR
dc.titleO futuro já começou? : televisão, streaming e o conjunto de estratégias da Globo em busca de uma nova plataforma de público com o Globoplaypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4706434561726959pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9544888901677710pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe huge success of streaming platforms in terms of audience and profit, especially Netflix, has changed the entire entertainment business and continues to transform the industry, putting the traditional television to the test. In Brazil, Globo Network is the channel that has fastest and aggressive commercial strategy to maintain its prestige and achieve a new type of audience. This research focus on Globoplay, an on-demand service launched by Globo in 2015, which has received substantial investments to create many dynamics in partnership with broadcast TV (and later with cable channels). The main goal of this work is to understand how the strategies applied by Globo are consolidating its streaming platform and their relationship with the traditional broadcast TV. A categorization system was created to perceive how the largest media group in the country is trying to maintain its power while international companies grow in the Brazilian market. In this document it is proposed a systematization of each stage in the boosting process for Globoplay, divided by historical phases, in addition to understanding how these strategies connect broadcast television to Video On Demand (VOD). The research explores the hegemonic history of Globo Network understanding television as a cultural form beyond technology, as endorsed by Raymond Williams, and how this phenomenon influenced the implementation and consolidation of Globoplay in a new reality where the company now presents itself as a mediatech group.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafael Leandro de Souza.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons