Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52066
Comparte esta pagina
Título : | Estudo sistemático dos pigmentos nas pinturas rupestres do Sítio Toca Baixão do Perna I, Parque Nacional Serra da Capivara, PI, Brasil |
Autor : | MORAES, Maurilio Amancio de |
Palabras clave : | Arqueologia; Parque Nacional da Serra da Capivara (PI); Toca do Baixão do Perna 1, Sítio Arqueológico (PI); Pigmentos; Pinturas rupestres |
Fecha de publicación : | 12-jul-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | MORAES, Maurilio Amâncio de. Estudo sistemático dos pigmentos nas pinturas rupestres do Sítio Toca Baixão do Perna I, Parque Nacional Serra da Capivara, PI, Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | As pinturas rupestres pré-históricas no Nordeste se caracterizam por uma variedade de cores, como vermelho, amarelo, preto e branco, que foram obtidas através de diferentes fontes minerais. Essas pinturas representam cenas da vida cotidiana, animais, seres humanos, e grafismos não reconhecíveis, desempenhando um papel importante na comunicação e expressão sociocultural dos grupos humanos pré-históricos. Através do trabalho sistemático, essa pesquisa busca testar a hipótese de que perfis cenográficos diferentes são constituídos por perfis técnicos diferentes. Esta hipótese é testada nas manchas gráficas presentes no único sítio do tipo abrigo que estava soterrado e foi escavado no Nordeste do Brasil, o Sítio Toca do Baixão do Perna I. A metodologia adotada parte da compreensão de que é necessário visualizar todos os processos naturais e culturais desenvolvidos pelos grupos humanos no seu compromisso para com a pintura rupestre para entender a realidade do vestígio estudado. A sistemática de trabalho é fundamentada em três fases a da hipótese sugerida, em seguida inferências a partir dos vestígios materiais e falseamento dos dados obtidos, respeitando os limites dos contextos naturais e culturais. Compreende-se que é necessário visualizar todos os processos naturais e culturais desenvolvidos pelos grupos humanos no seu compromisso para com a pintura rupestre para entender a realidade do vestígio estudado. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52066 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Arqueologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maurilio Amancio de Moraes.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons