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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPESSIS, Anne Marie-
dc.contributor.authorMORAES, Maurilio Amancio de-
dc.date.accessioned2023-08-25T16:34:40Z-
dc.date.available2023-08-25T16:34:40Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationMORAES, Maurilio Amâncio de. Estudo sistemático dos pigmentos nas pinturas rupestres do Sítio Toca Baixão do Perna I, Parque Nacional Serra da Capivara, PI, Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52066-
dc.description.abstractAs pinturas rupestres pré-históricas no Nordeste se caracterizam por uma variedade de cores, como vermelho, amarelo, preto e branco, que foram obtidas através de diferentes fontes minerais. Essas pinturas representam cenas da vida cotidiana, animais, seres humanos, e grafismos não reconhecíveis, desempenhando um papel importante na comunicação e expressão sociocultural dos grupos humanos pré-históricos. Através do trabalho sistemático, essa pesquisa busca testar a hipótese de que perfis cenográficos diferentes são constituídos por perfis técnicos diferentes. Esta hipótese é testada nas manchas gráficas presentes no único sítio do tipo abrigo que estava soterrado e foi escavado no Nordeste do Brasil, o Sítio Toca do Baixão do Perna I. A metodologia adotada parte da compreensão de que é necessário visualizar todos os processos naturais e culturais desenvolvidos pelos grupos humanos no seu compromisso para com a pintura rupestre para entender a realidade do vestígio estudado. A sistemática de trabalho é fundamentada em três fases a da hipótese sugerida, em seguida inferências a partir dos vestígios materiais e falseamento dos dados obtidos, respeitando os limites dos contextos naturais e culturais. Compreende-se que é necessário visualizar todos os processos naturais e culturais desenvolvidos pelos grupos humanos no seu compromisso para com a pintura rupestre para entender a realidade do vestígio estudado.pt_BR
dc.description.sponsorshipINAPASpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectParque Nacional da Serra da Capivara (PI)pt_BR
dc.subjectToca do Baixão do Perna 1, Sítio Arqueológico (PI)pt_BR
dc.subjectPigmentospt_BR
dc.subjectPinturas rupestrespt_BR
dc.titleEstudo sistemático dos pigmentos nas pinturas rupestres do Sítio Toca Baixão do Perna I, Parque Nacional Serra da Capivara, PI, Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMAIOR, Paulo Martin Souto-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6661394825110820pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9909740978358301pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Arqueologiapt_BR
dc.description.abstractxPrehistoric cave paintings in the Northeast are characterized by a variety of colors, such as red, yellow, black and white, which were obtained through different mineral sources. These paintings represent scenes of everyday life, animals, humans, and unrecognizable graphics, playing an important role in the communication and sociocultural expression of prehistoric human groups. Through systematic work, this research seeks to test the hypothesis that different scenographic profiles are constituted by different technical profiles. This hypothesis is tested in the graphic stains present in the only shelter-type site that was buried and excavated in Northeast Brazil, the Sítio Toca do Baixão do Perna I. The methodology adopted stems from the understanding that it is necessary to visualize all the natural and cultural processes developed by human groups in their commitment to cave painting in order to understand the reality of the vestige studied. The work systematic is based on three phases: the suggested hypothesis, then inferences from the material traces and falsification of the obtained data, respecting the limits of the natural and cultural contexts. It is understood that it is necessary to visualize all the natural and cultural processes developed by human groups in their commitment to cave painting in order to understand the reality of the vestige studied.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2775165538122493pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Arqueologia

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